quarta-feira, 14 de agosto de 2019

10º edição do Festival Universitário de Inverno acontecerá entre os dias 26 de agosto a 01 de setembro


O Festival Universitário de Inverno (FUI) acontece no município de Cuité, localizado na microrregião do Curimataú Ocidental paraibano. Cidade esta conhecida por seu clima serrano, belezas naturais, por sua feira ao ar livre, uma das maiores do estado da Paraíba, e pela encenação da Paixão de Cristo, que acontece no Teatro do Olho D'água da Bica, considerado o maior teatro ao ar livre da Paraíba. 

O FUI é uma realização conjunta entre o Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Prefeitura de Cuité.

O CES foi inaugurado em setembro de 2006, dentro do processo de expansão do ensino público superior no Brasil. Desde então, vem contribuindo com o desenvolvimento das regiões do Curimataú e Seridó da Paraíba e Trairí do Rio Grande do Norte, ajudando na formação de novos profissionais. Constituído, atualmente, pelas Unidades Acadêmicas de Enfermagem (UAENFE), de Saúde (UAS), de Biologia e Química (UABQ) e de Física e Matemática (UAFM), oferecendo 3 cursos de bacharelado: Enfermagem, Farmácia e Nutrição; 4 licenciaturas: Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química; além da Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia. O Centro tem hoje 2000 alunos, 130 professores, 44 técnicos e 80 colaboradores terceirizados e centraliza 18 municípios da Paraíba e Rio Grande do Norte, além de alunos de outros estados do Brasil.

A UFCG, campus de Cuité, tem como missão o desenvolvimento regional socialmente comprometido, através da formação, a produção e difusão do conhecimento por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Além de sua missão acadêmica, o campus tem se destacado pela forma como tem interagido com a comunidade local e regional através de diversos projetos, como a abertura das portas do Museu do Homem do Curimataú, desde 2009, possibilitando o diálogo com escolas e comunidades, em um espaço de reconhecimento histórico, e a realização do Festival Universitário de Inverno, desde 2007.

O FUI busca unir ciência, tecnologia, arte, cultura; além de promover a integração entre universidade e comunidade em um processo ampliado de inclusão e participação social e educacional. Com a filosofia pautada na busca de aproximar universidade e sociedade, o Festival realiza-se por uma semana em diversos espaços do município de Cuité: universidade, teatro, praças públicas, ruas, museu, horto florestal. Entre as atividades, destaca-se, os diversos minicursos, oficinas e palestras acadêmicas - voltadas para alunos do Centro de Educação e Saúde e alunos universitários de outros centros e universidades. Minicursos, palestras e oficinas gerais, voltadas para o público em geral e para públicos específicos: crianças, idosos, atores, músicos, etc.

Complementando estas atividades, o festival apresenta as atividades Artístico-Culturais, que incluem: teatro, cinema, dança, música, trilhas ecológicas, pôr-do-sol com arte, exposições e shows.

Em 2019 será realizada a 10º edição do Festival Universitário de Inverno entre os dias 26 de agosto a 01 de setembro de 2019. Esta acontecerá em conjunto com o II Simpósio de Políticas Públicas em Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, como o objetivo de ampliar e difundir o conhecimento e o desenvolvimento para a sociedade e comunidade acadêmica através do ciclo de discussões sobre Políticas Públicas em Educação e Saúde, que permita aos participantes estabelecer contato e intercâmbio com professores/pesquisadores de outras instituições com renomada experiência acadêmico-científica. Este ano esperamos que o festival seja ainda maior e melhor do que as edições anteriores.

Objetivos e Metas do evento

Objetivos

Objetivo geral: promover a Ciência, a Tecnologia, a Arte, a Cultura e o Desenvolvimento do Curimataú e regiões circunvizinhas.

Objetivos específicos:
Manter e ampliar este evento, que a cada versão cresce em estrutura, propostas e comunicação, contribuindo para divulgar a ciência, a tecnologia, a cultura e arte; 
Fazer da universidade um ponto irradiador da cultura, arte, ciência e tecnologia através de um festival que congregue e faça interagir comunidade regional e universidade; 
Manter e ampliar um evento que tem dois diferenciais fundamentais. 1 ) A universidade com toda estrutura de laboratórios, salas de aula, auditório, Circo da Ciência, Horto Florestal, Museu, além de professores, técnicos e alunos envolvidos. 2 ) O clima frio da cidade, com as suas belezas naturais próprias de um microclima de serra, propicia para o turismo cultural e ecológico;
Atrair e congregar nas diversas atividades alunos e professores de ensino fundamental e médio da região, estreitando os laços com a universidade ao mesmo tempo que incentiva nestes alunos perspectivas de um ensino superior; 
Divulgar um Centro relativamente novo, atraindo novas clientelas para os seus cursos; 
Propiciar o desenvolvimento sustentável da região, através do turismo cultural e ecológico; 
Preservar e divulgar a memória, a cultura e a arte local, democratizando conhecimentos e oportunidades e promovendo a inclusão social.

Culturais
Difundir conhecimentos científicos entre professores, alunos e a comunidade, através de palestras, oficinas e minicursos.
Difundir trabalhos artísticos e artistas locais através de exposições: pintura, escultura e artesanato, shows (musicais, de humor ), de teatro, cinema ( vídeo ) e dança. 
Difundir e valorizar a prática esportiva.

Sociais
Propiciar o desenvolvimento local, através da elaboração e execução de projetos e da criação de um polo turístico no município de Cuité.

Econômicos
Propiciar a geração de emprego e renda, através do evento, no setor informal, no setor de comércio e serviços, artesanato local, etc.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário