sábado, 17 de agosto de 2019

Mensagem da Presidência da SBF, para o biênio 2019-2021



Mensagem da Presidência da SBF

Em assembleia realizada dia 23 de julho, durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, assumimos a direção da SBF para o biênio 2019-2021. Gostaríamos de agradecer o apoio da comunidade e deixar um canal aberto para sugestões através do e-mail presidencia@sbfisica.org.br

Trabalharemos em conjunto com o Conselho e com as várias Comissões da SBF para levar adiante nossas propostas de atividades. Queremos usar esse espaço do boletim para mensalmente relatar algumas iniciativas em curso e comentar sobre acontecimentos recentes.

Na reunião da SBPC foi apresentada uma pesquisa realizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) sobre a Percepção Pública de Ciência e Tecnologia no Brasil [https://www.cgee.org.br/web/percepcao], que mostrou que cerca de 90% dos cidadãos brasileiros afirmam ser importante aumentar ou manter os esforços do governo na área. Esse dado e outros da pesquisa contrastam com o contingenciamento de 41,9% da verba (R$ 2,132 bilhões) do MCTIC que poderá resultar, de acordo com o presidente do CNPq, no calote de 84 mil bolsas em vigência a partir de setembro. O anúncio no dia 30 de julho de um contingenciamento adicional de R$ 59,78 milhões piora ainda mais a situação. Trata-se de grave crise do sistema de financiamento para ciência, tecnologia e inovação do nosso país. Os danos já se manifestam. A SBF acompanha com grande preocupação esses fatos e está aliada às outras sociedades científicas em ações para tentar reverter a situação.

Nessa edição do boletim apresentamos um Destaque Especial com o professor Ricardo Galvão, diretor do INPE, falando sobre a história do INPE e os dados de monitoramento da Amazônia. Esse Destaque foi realizado em parceria com a equipe do Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar, coordenado pelo professor Adílson de Oliveira, que recebeu o prêmio Ernesto Hamburger de Divulgação em Física durante a SBPC.
Leia mais
Outra notícia que merece destaque é que, na reunião do Conselho, aprovamos a iniciativa de associar à SBF o Exame Unificado de Física (EUF), utilizado por 30 pós-graduações em todo o país. Foi aprovada também a participação da SBF na criação de uma União de Físicos de Países de Língua Portuguesa (UFPLP), em conjunto com outras Sociedades de Física.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário