domingo, 30 de abril de 2017

I ENCONTRO DE POETAS E REPENTISTAS EM ALAGOA GRANDE, PB, FOI REALIZADO COM MUITO SUCESSO

Minervina e Soledade

Adendo do blog rafaelrag. Após a nossa participação na 102a. audiência pública do ODE, em Esperança, ontem, sábado, 29 de abril, viajamos imediatamente no ônibus dos quilombolas Caina dos Crioulos,  coordenado por Cida e sua filha Maria Vitória, chegando em Alagoa Grande, por volta das 21h, todos desceram imediatamente para prestigiar o I encontro de poetas e violeiros repentistas em Alagoa Grande. Parabéns para os organizadores e, em especial, para a rainha da noite a violeira Soledade no belo show, tendo participações de artistas de outras cidades. A deputada Estelizabel e o deputado Bosco Júnior participaram também de ambos eventos.

                                     Marcelo Félix, Soledade e professor Rafael.


                                  Marcus Fernando, Dedeu e Marcelo Félix
UM EVENTO GRANDIOSO. Do tamanho de nossa cultura.
Encontro de Repentistas em Alagoa Grande - Um sucesso.
Assim foi o I Encontro de Violeir@s de Alagoa Grande, realizado por Soledade Violeira, através da AFRORRÓ e com a Direção de Produção e o empenho do ativista cultural Severino Bibiu.
O comparecimento do público superou todas as expectativas.
A frente do Teatro Santa Ignêz ficou completamente LOTADA para ver repentistas de quatro estados do Nordeste, que encantaram o público presente, composto de pessoas de todas as idades.
Veja mais imagens

Repentistas de vários Estados do Nordeste foram as Estrela da noite.
 Muitas autoridades também estiveram presentes, como o Vice-Prefeito Evaldo Vieira, o Deputado Estadual João Bosco Carneiro Junior, a Deputada Estadual Estela Isabel, o Vereador Fabrício Fortunato, além de diversos empresários e amigos da cultura como Assis Firmino, ex-diretor de cultura da cidade de Marí que veio prestigiar o evento trazendo consigo uma boa caravana.

 Este foi um Projeto patrocinado pelo FIC - Fundo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado da Paraíba e que também contou com o apoio cultural da SECULT - Secretaria da Cultura e Turismo de Alagoa Grande.

Mocinha de Passira - Um ícone de Pernambuco em terras do brejo paraibano

Durante mais de duas horas, o público aplaudiu os maiores nomes da cantoria nordestina, como Soledade, Minervina, Severino Constantino, Toinha Brito, Tião Lima, Jorge Nascimento, Pereira Santos e até mesmo a espetacular Mocinha de Passira, considerada um "patrimônio cultural de Pernambuco”.

Público na maioria idosos e jovem querendo novas descobertas musicais.
 Foi uma noite inesquecível e que veio em um momento onde este lado da Cultura Popular esta por demais esquecidos aja visto que evento assim aconteceu apenas no século passado, quando em 1995, Maria da Soledade promoveu um Festival de violas no antigo Clube 31 que foi devastado pela tragédia de Camará em 2004. 
Deputada Estela Izabel agradecendo o  convite da amiga Soledade
  Mais uma prova de que a CULTURA POPULAR pode proporcionar a realização de grandes eventos carecendo apenas de mais apoio por parte dos gestores para que esta vertente cultural possa contribuir com mais diversão e espaço para a consolidação de antigos e novos artistas.

 Edição da matéria:  Severino Antonio (bibiu).
Texto e fotos de Marcelo Félix. 

Eudes Vidal e Marcelo Félix - Secretaria da Cultura e um grande apoio ao evento.


Toinha Brito, Assis Firmino, Mocinha de Passira e Bibiu do Jatobá - Cultura de Raiz.












Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário