quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Alagoa Grande e mais 70 cidades da Paraíba registraram chuvas no último fim de semana


Choveu na madrugada desta quinta-feira, 22, em Alagoa Grande e outras cidades,  previsões apontam para mais água nos próximos dias.

Dos 223 municípios da Paraíba pelo menos 70 registraram chuvas durante o último fim de semana na Paraíba. Os dados foram divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), que mostram que os maiores registros de chuvas ocorreram em cidades do Sertão do Estado.

O maior volume ocorreu no município de Poço de José de Moura, no Sertão paraibano, que teve um volume de 55,8 mm de chuvas entre a sexta-feira (16) até 7h (horário local) da segunda-feira (19).


"A previsão é de que as chuvas continuem. O sistema ainda está atuando e para os próximos dias pode ocorrer chuvas isoladas, principalmente na região do Sertão da Paraíba", disse a meteorologista Marle Bandeira, da AESA
Leia mais


Ainda segundo os dados da Aesa, a segunda cidade com mais chuvas no fim de semana foi Joca Claudino (52 mm), seguida de Triunfo (47,6 mm); Sousa (39,4 mm); Bernardino Batista (39 mm), todas localizadas no Sertão do Estado.

Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, a atuação de um vórtice ciclônico tem provocado o aumento da nebulosidade em todo o Nordeste. Esse sistema geralmente atua nesta época do ano, trazendo nuvens e chuvas pra região", disse ela.

Na última segunda-feira, a Aesa confirmou a presença de muitas nuvens em todo o estado, associadas ao sistema e a previsão é de chuva a qualquer hora do dia. "A previsão é de que as chuvas continuem. O sistema ainda está atuando e para os próximos dias pode ocorrer chuvas isoladas, principalmente na região do Sertão da Paraíba".

Ainda segundo os dados da Aesa, da sexta-feira até a manhã desta segunda-feira, Campina Grande, no Agreste do estado recebeu um volume de 9,6 mm de chuvas. A capital João Pessoa registrou 36 mm. Já as cidades de Patos e Cajazeiras, no Sertão, tiveram índices de 3,6 mm e 5,1 mm respectivamente.

Cariri ?" Na região do Cariri paraíba, onde está a bacia hidrográfica que leva água para o açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, as chuvas registradas no fim de semana foram de intensidade fraca a moderada. Outro Velho registrou 1,5 mm de chuva no domingo (18).

Entretanto, Marle Bandeira destacou que elas são importantes para preparar o solo para escoar a água das chuvas mais fortes.

"Isso é muito bom porque já vai molhando a terra. Então as chuvas que virão já podem escorrer [para o açude] porque o solo já está com bastante água. Par ao escoamento da água, essas chuvas que antecedem o período chuvoso é bem-vinda", explica ela ?" G1.

Blog rafaelrag com Carlos Magno


Nenhum comentário:

Postar um comentário