A dupla de repentistas paraibanas Minervina Ferreira e Maria Soledade fez uma bela homenagem a todas as mulheres, dentro da programação do a atração do projeto De Repente, realizado no Espaço, no dia 2 de março, em comemoração ao Mês da Mulher. O show começou às 19:35h no mezanino do Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural José Lins do Rego.


As repentistas foram apresentadas por Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento, cuja entrada é gratuita.


Poucas são as mulheres que enveredam pelos caminhos da cantoria de repente. Esse tema chegou a ser objeto de estudo para a tese de mestrado “Mulheres de Repente: Vozes Femininas No Repente Nordestino”, defendida pelo pesquisador Laércio Queiroz de Souza (UFPE).
Em seu registro, o pesquisador cita que cordelistas, cantadoras, emboladoras, aboiadoras, desafiam este universo tradicionalmente masculino e transfiguram motes com suas métricas perfeitas que nada deixam a desejar a muito velho cantador. “Essa expressiva presença, algumas vezes mimetizada, não busca ocupar o espaço do outro, porém e principalmente, ocupar o seu próprio espaço antes vazio”, avalia.
Sobre o projeto – De Repente no Espaço é um evento mensal da Funesc lançado em julho do ano passado e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês.
Veja também a matéria relaiconada
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário