sexta-feira, 3 de maio de 2013

II Semana da Água é aberta em Esperança e prefeitura ratifica parceria com o projeto Rio Mamanguape



eventoA Prefeitura de Esperança, distante 152 quilômetros de João Pessoa, ratificou, durante a solenidade de abertura da II Semana da Água, a parceria com o Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Segundo o prefeito Anderson Monteiro, “a Prefeitura estará sempre de portas abertas para o Projeto”. O evento se prolongará até esta sexta-feira (03/04).
A solenidade de abertura da II Semana da Água aconteceu a partir das 9h, no Salão Paroquial Padre Damião. Além do prefeito Anderson Monteiro, também participaram da solenidade o secretário de educação, Delfino Neto, o secretário de agricultura José Adailton Moreira, a secretária de saúde, Rosete Bezerra e a presidente da Cooperativa de Projetos, Assistência técnica e Capacitação do Nordeste Ltda – Coopacne, que executa o Projeto Rio Mamanguape, Maria Jose dos Santos.
O secretário de educação, falou que o Projeto Rio Mamanguape tem modificado em muito a situação hídrica de Esperança com as cisternas e os tanques de pedra que tem construído no município, mas que suas ações educativas são as mais importantes, pois conscientizam e orientam as pessoas a utilizar de forma racional e correta a água.
O prefeito Anderson Monteiro ressaltou a importância das temáticas meio ambiente e recursos hídricos para os jovens e adolescentes do município e lembrou os benefícios que o Projeto Rio Mamanguape trouxe para Esperança. “ O Projeto se enquadra no perfil que a atuação busca adotar de otimização de recursos e ações, principalmente por seu caráter educativo. A Prefeitura estará sempre de portas abertas para ele”.
evento1A coordenadora geral do Projeto, Maria José dos Santos, explicou que “quando o Projeto está trabalhando com educação, está também trabalhando com saúde, com agricultura, com ação social. Porque esse conjunto é quem vem trazer a característica da educação”. Ela revelou que está sendo muito gratificante contar com a parceria do prefeito de Esperança e dos secretários municipais de educação, saúde e agricultura porque não se pode tratar de meio ambiente sem olhar estas outras áreas.
Após a solenidade de abertura, a programação do evento aconteceu uma palestra, que teve como tema: “Doenças Causadas pela Manipulação do Lixo”, e foi apresentada pelo técnico em saneamento da Funasa, Daniel de Oliveira dos Santos.
Nesta quinta (02/04) a II Semana da Água de Esperança será retomada, no Auditório da Secretaria de Educação, com a realização de uma oficina sobre as expectativas pertinentes à reedição do Projeto Rio Mamanguape em suas várias áreas de atuação.
A expositora será a coordenadora do Projeto Rio Mamanguape, Maria José dos Santos. Os participantes debaterão em grupos e apresentarão suas propostas numa plenária.  No início desta atividade será exibida a reportagem sobre tanques de pedra produzida pelo Programa Globo Rural, da Rede Globo de Televisão.
Nesta sexta-feira (03/05), a partir das 8h, terceiro e último dia da II Semana da Água de Esperança, no CAOBE, acontecerão apresentações culturais das atividades desenvolvidas nas escolas municipais sobre a temática do meio ambiente. As melhores receberão prêmios.
 Ass de Imprensa
Blog rafaelrag/focando a notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário