segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

UM COOPER LEVE É MELHOR PARA OS MÚSCULOS E MENOS CANSATIVO DO QUE UMA CAMINHADA.

Em forma: corrida leve cansa menos do que caminhar; entenda

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Muitas vezes, quando não se tem o hábito de praticar exercícios, a escolha mais fácil para começar a se exercitar é a caminhada. Como é algo relativamente tranquilo, a pessoa pode começar a andar rápido, para ver se queima mais calorias. Mas um estudo recente mostrou que na verdade fazer um cooper leve é menos cansativo – e melhor para os músculos – do que andar depressa. Os dados são do site Daily Mail.
O motivo principal é que existe um músculo da panturrilha que funciona melhor quando se corre a 2 metros por segundo do que ao andar de forma mais brusca. Esse movimento ajudaria o músculo a produzir mais energia, o que aumentaria o nível de estamina.
Os pesquisadores americanos estudaram pessoas em esteiras enquanto andavam ou corriam. Eles concluíram que esse músculo funciona como um câmbio de carro, ajudando o corpo a mudar de “marcha”. Ele “segura” o tendão de Aquiles, fazendo com que o corpo gaste energia para esticá-lo. O tendão, por sua vez, libera energia para ajudar no movimento do pé.
O que foi observado é que a ação de andar faz o tendão trabalhar mais, mas libera menos energia. A corrida leve alivia o trabalho do tendão, que se estica e contrai mais lentamente, mas libera mais energia.
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário