sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Deputado federal Luiz Couto conversa com o Professor Rafael e Cida de Caiana dos Crioulos sobre o campus do IFPB de Alagoa Grande PB

Cida diz para Luiz Couto que o presidente Lula gostaria de construir um IF nos principais quilombos do Brasil e o primeiro será no quilombo da Terra de Margarida Maria Alves. Cida conversou com Lula, no ano passado,  quando foi receber o titulo de 600 hectares da Terra do quilombo Caiana dos Crioulos.

O deputado federal Luiz Couto após ter sido homenageado com o título de cidadão de Alagoa Grande, no sindicato dos trabalhadores rurais, ele conversou com o professor Rafael e Cida de Caiana dos Crioulos sobre o campus do IFPB de Alagoa Grande-PB. O evento contou também com as presenças do deputado estadual Bosco Júnior, o prefeito Bosco Neto, os vereadores, secretários, presidente do sindicato Wamberto (Beto), presidente de associações rurais  e filiados do sindicato. Compareceram também representantes do INCRA e as cirandeiras de Caiana dos Crioulos. Antônio Barbosa do INCRA recebeu uma comenda.

O professor Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité, lembrou ao deputado federal Luiz Couto que ele contribuiu para a instalação da UFCG, em Cuité, no Curimataú paraibano, hoje é o campus universitário mais belo do Norte e Nordeste. 

Logo após as eleições 2024, os vereadores aprovaram o terreno para construir o campus do IFPB, a cerca de 10km do centro da cidade de Alagoa Grande e, portanto, a 23km do quilombo Caiana dos Crioulos, sem se preocupar com o espaço pronto de uma escola para começar a funcionar o campus do IFPB. Esse terreno fica próximo do distrito de Zumbi.

O presidente Lula e o ministro de educação Camilo Santana Já fizeram a sua parte. Eles aprovaram a vinda do IFPB para o quilombo de Alagoa Grande. O suplente de senador André Amaral está de parabéns por ter feito o requerimento.  

O presidente Lula prometeu que o primeiro IF a ser construído em um Quilombo será no quilombo da terra de Margarida María Alves.  O suplente de senador André Amaral, que fez o requerimento solicitando um campus do IFPB para Alagoa Grande  falou para Lula que tem um terreno em Zumbi de Alagoa Grande. Lula perguntou se ele doaria uma parte para construir o campus do IFPB? André Amaral falou que doaria 5 hectares ou mais se precisar. Lógico,  o presidente Lula não sabe o nome do quilombo de Alagoa Grande. Caiana dos Crioulos. A falha é dos vereadores e ex-prefeito Sobrinho, que aprovaram o terreno de André Amaral sem fazer uma visita e avaliar o local. 

O professor Rafael Rodrigues foi  candidato a prefeito nas eleições 2024 e desde o debate com os três candidatos a prefeito de Alagoa Grande, tem feito a seguinte pergunta. Qual a escola disponibilizada para o funcionamento do IFPB, em Alagoa Grande? Nem o ex-prefeito Sobrinho e nem o atual gestor Bosco Neto se interessou em fazer um debate para saber quais são os cursos que queremos. 

Fica a sugestão para o campus do IFPB começar a funcionar em Alagoa Grande, no prédio da escola municipal Severino Ramalho, na Vila São João, rota do quilomno Caiana dos Crioulos e próxima do centro da cidade. 

O professor Rafael e Cida, presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos  conversaram com o deputado federal Luiz Couto, que ainda não estava sabendo da doação do terreno de André Amaral. Ele poderia doar também  um terreno dele, na saída de Alagoa Grande para Areia-PB, próximo do centro da cidade e a 13km do quilombo Caiana dos Crioulos.

Veja o vídeo.

 














 Blog rafaelrag 

2 comentários:

  1. Com a vinda do campus do IFPB, para Caiana dos Crioulos 👏 vai sair a pavimentação em asfalto da estrada quilombola de Alagoa Grande a Massaranduba, beneficiando a região, desenvolvendo a cultura, turismo e a agricultura.

    ResponderExcluir
  2. Veja o vídeo, onde eu esclareço também que nenhum gestor ainda doou uma escola para iniciar... Ainda não foi decidido quais são os cursos porque não tem um espaço disponível no município.

    ResponderExcluir