quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Dicas para o ENEM 2025 - Aula de Revisão do MRU e MRUV, gravada no IQUANTA da UFCG, ministrada pelo professor Rafael

 Nesta aula de revisão, gravada no IQUANTA da UFCG, em Campina Grande-PB, no dia 3 de fevereiro de 2021, o professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) iniciou definindo as grandezas cinemáticas de coordenada de posição, velocidade média e aceleração.



Verificação experimental do MRUV




Na escola da educação básica, você estudou o conceito de velocidade média, taxa de variação da coordenada de posição pelo tempo, ou seja, 

v=ΔX/Δt ,

Com ΔX é deslocamento total da posição e Δt o intervaldo de tempo ou tempo gasto. Portanto, a velocidade média é a distância total dividida pelo tempo gasto.


Vamos iniciar ao estudo dentro do conteúdo programático no nível do ensino médio, a cinemática escalar em mecânica clássica.

Veja como construir um kit de cinemática, para medir a aceleração experimental.

No final desta aula o professor Rafael apresenta sua primeira proposta de experiência com material de baixo custo: verificação experimental do Movimento de uma esfera rolando em um trilho de cortina com uma pequena inclinação para realizar o movimento na reta com aceleração constante. Você pode criar outra possibilidade, o importante que o movimento seja em linha reta. Pode amarrar uma linha e esticar fazendo uma pequena inclinação. Coloque uma argola deslizando nessa linha e marque 4 pontos das distâncias, em intervalos iguais, por exemplo 20cm, 40cm, 60cm e 80cm. Medindo o tempo 4 vezes e calcule a média em cada ponto. Depois faça um gráfico de X versus o quadrado do tempo médio. Ao traçar a a reta passando pelos pontos mais próximos você pode escolher dois pontos em cima da reta e calcule o coeficiente angular da reta,
C=∆x/∆t,
Obtendo a aceleração experimental do MRUV do objeto que você escolheu. Poderia ser também um carro em uma pista.

MRU-Movimento retilíneo uniforme


Veja mais.




MRUV
Movimento retilíneo uniformemente variado: movimento de um corpo em relação a um referencial, tendo aceleração constante e a velocidade variável.


Equação da velocidade
Equação horária do MRUV, x(t) é uma função do segundo grau.




]Equação de Torricelli.

Ela relaciona a posição, as velocidades inicial e final sem envolver o tempo. Dizemos assim, em uma questão do MRUV em que não pede o tempo, não perca tempo use a  equação de Torricelli, discípulo de Galileu(morreu em 1642, ano em que nasceu Isaac Newton).

Aceleração Experimental

O coeficiente angular da reta: variação da vertical pela horizontal. Neste caso, a vertical são os valores da posição e na horizontal os valores do tempo ao quadrado.




Foi Visto no final do vídeo  da primeira aula:


No final desta aula o professor Rafael apresenta sua primeira proposta experiência com material de baixo custo: verificação experimental do Movimento de uma esfera rolando em um trilho de cortina com uma pequena inclinação para realizar o movimento na reta com aceleração constante.

https://rafaelrag.blogspot.com/2021/11/ufcg-20211-aula-01-instrumentacao-em.html


 Lê-se delta x por delta t. Com ΔX= distância total percorrida e 
Δt=tempo gasto no percurso total. Unidade no SI:, distância é m(metro), tempo é s(segundo) e velocidade m/s. 

Exemplos. 

1) Qual a velocidade de um carro, para chegar em Juarez Távora-PB,  pela rodovia PB-079 saindo de Alagoa Grande e passando pela entrada do distrito de Zumbi, durante 10 minutos. Lembre-se que a distância percorrida é 18km. Determine a velocidade a) em km/h e b) No SI.
  
Solução

a) 


b) No SI, a velocidade é medida em m/s.

Como, 1km=1000m e 1h=3600s. 

Então,

v=108 km/h=(108x1000/3600)m/s=30m/s


2) Qual a velocidade de um carro, para chegar no trevo da BR230, saindo de Alagoa Grande-PB e passando pela cidade de Juarez Távora, durante 15 minutos. Lembre-se que a distância de Alagoa Grande este trevo é 23km. Determine a velocidade a) em km/h e b) No SI.

3) Considere dois carros indo na mesma direção, com velocidades constantes, separados por uma distância de 800m, sendo que o carro 2 tem a  velocidade de 80km/h e o   carro 1 está com a  velocidade de 60km/h. Qual o tempo em acontecerá a ultrapassagem?  








Que onda é essa professor?

O que distingue uma onda de uma partícula são as propriedades de interferência e difração. A onda também tem as propriedades de reflexão e refração.

Vimos um kit feito pelo professor Rafael para medir a Frequência do Diapasão. Alguns atores definem a onda como uma perturbação oscilante. Podemos dizer que uma onda é um sinal que se propagada com uma velocidade definida. Não existe onda parada. Vimos que ela transporta energia e não transporta matéria. Classificação, quanto a sua natureza: onda mecânica precisa de um meio para se propagar e a onda eletromagnética se propaga em um meio e no vácuo. https://rafaelrag.blogspot.com/2025/08/aula-25-disciplina-de-instrumentacao-i.html

Blog rafaelrag

4 comentários: