Professor Rafael e a diretora Ednalva Nascimento durante a aula de introdução à Física, na segunda-feira, 18, das 16h às 16:40h.
Veja os links no final dessa postagem tendo outras aulas.


Professor Rafael Rodrigues fazendo demonstração de Física para a turma do nono ano da escola quilombola Firmo Santino da Silva do quilombo Caiana dos Crioulos. Ele construiu um motor para o carrinho de brinquedo se deslocar sobre a mesa.
O professor Rafael Rodrigues ministrou a primeira aula de introdução aos conceitos de repouso, movimento, velocidade média, lançamento de projétil, força peso e força de atrito.
O movimento e repouso são conceitos relativos e dependem do referencial escolhido. Você dentro de um carro em movimento está em repouso, em relação ao carro e em movimento em relação ao observador parado em uma calçada.
Velocidade média v.
v=distância total dividido pelo tempo gasto, ou seja,
v=d/t.
Leia mais.
Portanto, o tempo t em termos da velocidade média torna-se:
t=d/v.
A distância pode ser calculada pelo produto da velocidade e o tempo,
d=vt.
A força peso,
P=mg,
conhecida por força gravitacional.
A aceleração da gravidade na Lua, gL, é 6 vezes menor do que a gravidade na Terra, g, isto é, gL=g/6.
Próximo da superfície da Terra, a aceleração da gravidade é
g=980 cm/s2 (centímetros por segundo ao quadrado).
Com m sendo a massa.
Portanto, a massa de uma pessoa na Lua tem o mesmo valor da massa na Terra. Mas, o peso da pessoa será diferente, ou seja, o peso na terra é 6 vezes maior do que o peso na Lua. A força de atrito é uma força de resistência contrária ao movimento. Se você puxa uma caixa em cima de uma mesa áspera, a força de atrito atuará no sentido contrário ao deslocamento.
Neste caso, a força de atrito nos pés de quem está andando em um piso áspero, atuará nos pés, no mesmo sentido do deslocamento. Pois, ao iniciar a caminhada o seu pé empurra o piso para trás.
g=980 cm/s2 = 980/100 m/s2=9,8m/s2.
XX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 14 a 22-10-23.
Física do ponto. No movimento de translação de um corpo contínuo consideramos a aproximação dele ser substituído por um ponto, por exemplo, um planeta, um carro, uma biscicleta, etc.
Velocidade Média
A velocidade Média é a distância total percorrida dividida pelo tempo gasto, seguindo o deslocamento de um corpo, em uma curva ou reta. Ela representa um valor hipotético para a velocidade. Por exemplo, se você viajar de Alagoa Grande-PB para Campina Grande pela BR 230, percorrerá uma distância de 60km com uma velocidade média de 90km/h, chegará em 40 minutos. Note que podemos ter diversas velocidades neste percurso, digamos, menos de 90km/h e acima de 90km/h, mas na média foi 90km/h. Agora, você poderá escrever a equação da velocidade como sendo a distância dividido pelo tempo,
Nos livros-textos, o deslocamento escalar, em geral, é representado pela letra s da palavra em inglês space, mas você poderá usar as letras d ou x.
Unidades de medidas no SI: distância é m(metro), tempo é s(segundo) e velocidade m/s.
👍 Na escola da educação básica, você estudou o conceito de velocidade média, taxa de variação da posição pelo tempo, ou seja, v=Δx/Δt, lê-se delta x por delta t. Com ΔX= variação da posição, sendo a distância total percorrida, igual a posição final menos a posição inicial e Δt=tempo gasto no percurso total.
Exemplo 1) Considerando o exemplo acima a distância percorrida é 60km e o tempo gasto pelo carro foi 40 minutos. Qual a velocidade média em km/h?
Solução
d=60km e t=40min. Neste caso, podemos começar transformando o minuto para hora. Sabemos que 1h=60min, portanto, 1min=(1/60)h. Resulta que, 40mim=(40/60)h. Ao invés de dividir é melhor simplificar, ou seja, cortando o zero e dividindo o numerador e o denominador por 2, obtemos:
t= 40mim=(40/60)h= (2/3)h.
Agora, para calcular a velocidade média, basta dividir e, tendo em mente, que a unidade de velocidade do carro será km/h.
Usando a regra de divisão de fração:
(a/b)/(c/d)=(ad)/(bc),
isto é, fixamos a fração do numerador e multiplicamos pela inverso da fração do denominador.
v=d/t=(60/40)km/min=(60/1)/(40/60)km/min=(60/1)/(2/3)km/h
Comparando, vemos que: a=60, b=1, c=2 e d=3. Finalmente, obtemos:
v=(60/1)/(2/3)=(60x3)/2=180/2=90, ou seja,
v=90km/h.
Observação.
Note que para transformar de km/min para km/h
1km/min=[1/(1/60)]km/h=60km/h. Neste caso, para transformar de km/min basta multiplicar por 60. Logo,
v=d/t=(60/40)km/min=[(60x60)/40]km/h=[3600/40]km/h=90km/h.
No caso de transformar 1km/h para m/s, multiplicamos ou dividimos por 3,6?
O procedimento que irá direto sem ter dúvida se multiplica ou divide é fazer o cálculo direto como no exercício 1.
Energia e Física Térmica. Relação entre às temperaturas Celsius (C) e Farenheit(F).
Quilombola Kassandra, Edilane de Caiana do Agreste e a quilombola Adriana, irmã de Kassandra assistindo a aula de Reforço GEMAG, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues na escola quilombola de Caiana dos Crioulos, em 2021.
Aula do reforço GEMAG, com dicas de redação, matemática e Física, nesse domingo, na escola quilombola Firmo Santino da Silva, em Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande-PB.
Temperatura
Você já viu que a temperatura é medida com um termômetro. Do ponto de vista da Física moderna, podemos definir a temperatura como sendo a grandeza Física que mede o grau de agitação interna dos constituintes internos da matéria. No caso de um fluido(líquido ou gás), os constituinte interno são as moléculas. Nos sólidos, a temperatura mede o aumento da energia cinética das vibrações dos átomos na rede cristalina.
Segue os pontos de fusão e vaporização das escalas termométricas medidas em graus Celsius(TC), Farenheit(TF) e kelvim(TK).
Pontos de Fusão: TC=0, TK= 273 e TF=32.
Pontos de ebolição ou vaporização: TC=100oC, TK= 373K e TF=212F.
Veja a comparação das 3 escalas termométricas.
Clique em mais informações.
Comparando as 3 escalas termométricas, obtemos:

TF=(9/5)TC+32
TK=TC+273
Exemplo: determine a temperatura no quilombo Caiana dos Crioulos, em graus Kelvin e Farenheit, sabendo que o termômetro está indicando 30 graus Celsius ou centrigados.
Solução
Dado: TC=30 oC.
Então,
TF=(9/5)TC+32=(9x30/5+32)F=(9x6+32)F=(54+32)F= 86F
TK=TC+273=(30+273)K=303K
Respostas: TK=303K e TF=865F.
Veja mais
https://rafaelrag.blogspot.com/2021/11/energia-e-introducao-fisica-termica-no.html
Dicas de Matemática e Física
https://rafaelrag.blogspot.com/2021/11/reforco-gemag-dicas-de-matematica-e.html
Estudantes quilombolas realizam trabalhos no EFNNE 2019.
https://rafaelrag.blogspot.com/2019/10/alagoagrandenses-participarao-do-xxxiv.html
Blog rafaelrag





A professora de Ciências do Nono ano da maioria das escolas de Alagoa Grande e Cuité-PB deixam para iniciar o estudo da Física para o final do ano e as vezes nem tem tempo e os estudantes do nono ano ficam sem estudar Física.
ResponderExcluirNa segunda-feira, 18/08, peguei a carona do professor Totinha direto de JP para a escola Quilombola de Caiana dos Crioulos.
ResponderExcluirVoltei de Caiana dos Crioulos no ônibus dos professores, que quebrou uma mola passando nos buracos.
ResponderExcluirParabéns 👏 para a professora Josilene da escola municipal Severino Ramalho da Vila São João de Alagoa Grande-PB porque já iniciou no mês de maio desse ano.
ResponderExcluir