Aula 11- 25.1 Introdução à Pesquisa em Física-A menor porção da matéria - UAFM-CES-UFCG-Campus Cuité, nesta quinta-feira, 28.
Um bom tema de trabalho para apresentar no encontro Potiguar de Física, dias 11 e 12/09 ou no EFNNE 2025, dias 26, 27 e 28/09. Física moderna no ensino médio: escolher um tema.
Na aula desta quinta-feira, 28/08, analisaremos algumas questões sobre a elaboração de projetos de pesquisa.
Como Elaborar Projetos de Pesquisa
Autor: Antônio Carlos Gil
7a. Edição.
4 СОМO CLASSIFICAR AS PESQUISAS?, 25
4.1 Que critérios podem ser adotados para classificar as pesquisas?, 25
4.1.1 Como classificar as pesquisas segundo a área de conhecimento, 26
4.1.2 Como classificar as pesquisas segundo sua finalidade, 26
4.1.3 Como classificar as pesquisas segundo seus propósitos mais gerais, 27
4.1.4 Como classificar as pesquisas segundo os métodos empregados, 28
4.2 Que é pesquisa bibliográfica?, 29
4.3 Que é pesquisa documental?, 30
4.4 Que é pesquisa experimental?, 30
4.5 Que é ensaio clínico?, 31
Sumário
5 6 4.11 Que é pesquisa fenomenológica?, 36
4.12 Que é pesquisa etnográfica?, 38
4.13 Que é grounded theory?, 39
4.14 Que é pesquisa-ação?, 39
4.15 Que é pesquisa participante?, 40
4.16 Que é pesquisa de métodos mistos?, 41
Leituras recomendadas, 42
Exercícios e trabalhos práticos, 4
4.6 Que é estudo de coorte?, 32
4.7 Que é estudo caso-controle?, 33
4.8 Que é levantamento?, 34
4.9 Que é estudo de caso?, 34
4.10 Que é pesquisa narrativa?, 36
Quem tiver interesse eu tenho a versão em PDF e posso enviar.
PREFÁCIO
O propósito deste livro é auxiliar estudantes e profissionais na elaboração de projetos de pesquisa. Pode ser considerado como um manual, posto que apresenta de forma sequencial e detalhada as etapas seguidas nos diferentes delineamentos de pesquisa. Não pode, no entanto, ser entendido como со um receituário, pois não há como admitir que uma atividade tão complexa como a pesquisa científica possa ser compreendida mediante a apresentação de uma sequência de passos. Daí por que os três primeiros capítulos tratam do processo de criação científica, conferindo ênfase à formulação de problemas e à construção de hipóteses. Tanto em relação às questões referentes ao processo de construção científica quanto às referentes aos aspectos práticos da condução de pesquisas, a principal preocupação do autor foi a mesma: garantir a leitura de um texto simples, mas suficiente para capacitar o leitor para a elaboração de um projeto de pesquisa. Assim, o texto foi elaborado de forma tal que tópicos relativos a aspectos mais abstratos da Metodologia Científica, bem como os referentes a procedimentos estatísticos, ficaram reduzidos a um mínimo. Contudo, os pesquisadores interessados no aprofundamento dos temas podem beneficiar-se comm as leituras que são recomendadas ao final de cada capítulo. No lançamento desta 7ªedição, que incorpora recentes contribuições à uutilização de novas tecnologias na coleta e análise de dados na pesquisa, não poderia deixar de renovar meus agradecimentos a Mauro Koogan Lorch, Presidente do GEN Grupo Editorial Nacional, pela confiança depositada em nosso trabalho. Também não poderia deixar de lembrar, com muita saudade, de duas pessoas que já nos deixaram: Alfonso Trujillo Ferrari, que nos encaminhou para o fascinante mundo da pesquisa científica, e Luiz Herrmann, nosso primeiro editor, que, aoao longo de duduas décadas, apoiou generosamente nosso trabalho.
Antônio Carlos Gil
Sugestão do professor Heron de Freitas(UFCG, camús Cuité).
Nenhum comentário:
Postar um comentário