O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) celebra um importante reconhecimento à excelência de seus pesquisadores. Cinco docentes da instituição foram contemplados com Bolsas de Produtividade na Chamada CNPq nº 18/2024, cujo resultado final foi divulgado no dia 24 de julho de 2025. Trata-se de uma das mais tradicionais e significativas ações públicas de fomento à ciência, tecnologia e inovação no país.
Os pesquisadores contemplados pelo IFPB foram:
Ruan Delgado Gomes – Bolsa DT-C (Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora), campus João Pessoa;
Alfredo Gomes Neto – Bolsa PQ-C (Produtividade em Pesquisa), campus João Pessoa;
Fernando Henrique Antunes de Araújo – Bolsa PQ-C, campus Patos;
Lucas Araújo Santos – Bolsa PQ-C, campus João Pessoa;
Vinícius Longo Ribeiro Vilela – Bolsa PQ-B, campus Sousa.
Leia mais
Essas bolsas são concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a pesquisadores que se destacam por sua produção científica, tecnológica e de inovação, reconhecida nacional e internacionalmente. O edital de 2024 teve uma demanda expressiva e aprovou, ao todo, 6.057 bolsistas em todo o país, com uma ampliação de mais de mil bolsas além do previsto originalmente.
Para o professor Vinícius Vilela, a ascensão de sua bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq para o nível B reflete a crescente relevância das pesquisas desenvolvidas no IFPB, sobretudo na área de Medicina Veterinária. “É uma vitória coletiva, que fortalece nosso compromisso com a ciência e a inovação”, destacou.
O professor Alfredo Gomes Neto atribuiu essa conquista a uma construção coletiva, que contou com a participação de alunos, professores e gestores do IFPB. “Destaco a importância da pesquisa como meio de manter o doecente atualizado com as tendências emergentes de sua área de atuação. A pesquisa permite antever o futuro e é fundamental compartilhar essa visão com os alunos, para que desenvolvam uma percepção crítica e proativa.”, comentou.
“É uma grande satisfação receber esse reconhecimento, resultado de anos de dedicação à pesquisa e à inovação. Esse avanço só foi possível graças à colaboração com diversos docentes e discentes do IFPB ao longo dos últimos anos, especialemente no âmbito dos mestrados em Tecnologia da Informação e Engenharia elétrica, Além do Polo de Inovação", afirmou o professor Ruan Delgado.
Para a Profa. Silvana Luciene Costa, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB (PRPIPG), esse resultado “reflete o esforço coletivo de fortalecimento da pesquisa institucional, o talento e a dedicação dos nossos pesquisadores e o papel cada vez mais relevante que o IFPB vem conquistando no cenário nacional da ciência. A conquista dessas bolsas contribui diretamente para a formação científica de nossos estudantes e egressos, fortalecendo também as ações de inovação e desenvolvimento nas diferentes modalidades de ensino”.
As Bolsas de Produtividade são importantes não apenas como reconhecimento da trajetória acadêmica, mas também por possibilitarem a consolidação de linhas de pesquisa, formação de novos pesquisadores e ampliação do impacto social das ações científicas. O resultado de 2024 também marca avanços em diversidade, com crescimento na participação de mulheres e pesquisadores pardos e pretos, e uma melhor distribuição regional, superando as metas de inclusão para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Confira, neste link, o resultado final da Chamada 18/2024 no site oficial do CNPq.
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:
Postar um comentário