Aula 11 do período 25.1-Instrumentação I. A aula 12 está no vídeo do final desta postagem, nela veremos a Introdução aos conceitos de trabalho e energia com o Professor Rafael.
A bolsista quilombola Maria Vitória do curso de Engenharia de biotecnologia e bioprocessos participou das medidas para calcular a aceleração experimental.
A Mecânica Clássica é a teoria física que descreve o movimento de sistemas macroscópicos: a cinemática de Galileu(morreu em 1642, ano em que nasceu Isaac Newton) e a teoria dinâmica de Newton. Este durante a peste negra na Inglaterra, se isolou no sítio de seus avós e construiu os modelos matemáticos que governam a causa do movimento, o princípio fundamental da dinâmica, conhecido hoje como as leis de Newton.
Veja mais aplicações nas aulas de Física do professor Rafael, disponível no seu blog ciências e educação.
Veja o professor Rafael divulgando a SNCT e faz a explicação de como verificar as leis de Newton usando materiais de baixo custo.
No experimento a seguir é explicado como fazer a medida da aceleração experimental de um sistema compostos por dois blocos usando o coeficiente angular da reta. Como eles estão ligados pela mesma corda, a aceleração dos dois blocos é a mesma e a tração na corda atuam em sentido contrário.
A aceleração teórica é calculada aplicando a segunda lei de Newton em cada bloco: a força resultante é igual ao produto da massa do bloco e a aceleração resultante.
O primeiro passo é desenhar o diagrama de força que atua em cada bloco. A força resultante é a soma vetorial de todas as forças que atuam no bloco
Veja os detalhes no vídeo.
Solução de Questão do ENEM sobre Cinemática e um Experimento sobre as Leis de Newton.
a) 0,7
b) 1,4
c) 1,5
d) 2,0
e) 3,0
Solução
Dados
v = 80 km/h
d = 80 km
t=?
V = 120 km/h
D = 60 km
T=?
Como o veículo viaja com velocidade constante, a equação que relaciona a distância, a velocidade e o tempo torna-se: v=d/t. As grandezas cinemáticas estão no mesmo sistema de unidade e agora basta substituir os números e fazer os cálculos do tempo em cada percurso. O tempo total será a soma de ambos tempos t e T.
t=d/v=80/80=1. Então, t=1h.
T=D/V=60/120=6/12=3/6=0,5. Então, T=0,5h.
Portanto, o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega resulta em:
t+T=(1+075)h=1,5h. Resposta é a letra C).
Leia mais.
Veja a aula 12,
Ok
ResponderExcluirOk
ResponderExcluirok
ResponderExcluir