quinta-feira, 31 de julho de 2025

Nova edição do Livro do historiador José Avelar sobre Alagoa Grande

 

O lançamento da nova edição do livro sobre Alagoa Grande acontecerá no próximo sábado, dia 2,  às 19:30h,  no Teatro Santa Ignez, no centro da cidade. Parabéns 👏 

Alô professor Zé Avelar faltou contar a história dos quilombolas em busca de conhecimento, sem apoio dos políticos e empresários de Alagoa Grande. Um povo humilde que é desamparado pelo poder público.

  Veja o vídeo.

        https://youtube.com/shorts/2kc5Oc52lDk?si=wya5cWjWdzN7vhf2

Zé Avelar participou do programa informativo GEMAG, apresentado pelo professor Rafael. Ele contou que consta em seu livro a descoberta da verdadeira data de emancipação política do município de Alagoa Grande, 26 de Julho de 1865, quando Alagoa Grande foi separada do município de Areia-PB.  A data de  27 de março  é quando a Vila foi promovida a cidade, em1908. São duas datas que merecem o povo comemorar. No vídeo a seguir o professor Rafael registrou a importância do trem, que passou 65 anos sem Alagoa Grande. A última viagem de Alagoa Grande para João Pessoa foi em 1966. O professor Rafael Rodrigues viajou de trem com sua mãe Nice, para visitar sua avó Luzia em João Pessoa, ambas já não estão entre nós, elas  partiram para a morada de Jesus..  

Os professores Rafael e  Zé Avelar falaram também da importância da luta pela vinda  do polo universitário Manuel Rodrigues da Silva(MRS) de Alagoa Grande, que ainda está funcionado com 13 cursos de graduação em frente a creche do CAIC. É preciso fazer uma parceria do polo MRS-UAB com a sociedade do município de Alagoa Grande. 

Veja a entrevista.

 

 Blog rafaelrag 

3 comentários:

  1. Faltou dizer também que nenhum gestor doou o terreno para construir a sede própria do polo universitário MRS de Alagoa Grande, que está funcionando com 13 cursos universitários. Nenhum gestor solicitou ajuda aos congressistas brasileiros para construir pelo menos uma biblioteca decente.

    ResponderExcluir
  2. Quilombola graduanda do IFPB Lucélia. Boa tarde este livro deveria estar disponível nas escolas !

    ResponderExcluir