Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. .
83-996151111-tim e WhatsApp ou 83-991838699-claro. Rádio PiemonteFM 993808301.
Aula 13-Instrumentação II-Motor Elétrico, ministrada pelo professor Rafael, nesta sexta, 18/07
O professor Rafael está hoje, à tarde e estará à noite, na UFCG, campus Cuité.
Transformação de Energia mecânica em energia elétrica. Neste vídeo, vemos a definição da força magnética e mais uma vez o cálculo da resistência equivalente em um circuito elétrico com resistores.
Vídeo gravado ao vivo, transformações eletromagnéticas e a Lista de exercícios com o professor Rafael.
Motor elétrico feito com material alternativo, montado na sala do professor Rafael, na UFCG. A base é de isopor.
Veja mais.
O que significa ligar um ferro elétrico na tomada, em uma residência na Paraíba, tendo uma tensão de 220V?
Na aula 04-2025.1-Instrumentação II-Nível do Ensino Médio, vimos o potencial elétrico, o gerador de Van de Graaff e a associação de capacitores. Tem um resumo do critério de avaliação e as atividades da Nota 1.
Como foi visto a palavra átomo vem do Grego e significa indivisível. Isso era o que Dalton dizia, em 1803.
Mas, Thompson mostrou que o modelo de Dalton estava errado. O átomo é divisível em partículas menores. A ciência é assim, uma verdade hoje pode não ser amanhã.
No entanto, a palavra átomo em Grego significa indivisível. Sendo que no início do século XIX foi mostrado que ele é composto de outras partículas menores, os prótrons e neutrons no núcleo e na eletrosfera os elétrons. Em 1960, usando aceleradores de partículas de alta energia foi visto os prótons e neutrons com estrutura, compostos de 3 quarks ligados e ainda não foi possível isolar um quark.
O modelo de Kit de Eletromagnetismo para o Ensino Médio é bem conhecido, sendo registrado em alguns livros de experiências de Física, mas são poucos professores que utilizam para demonstrar os fenômenos eletromagnéticos em suas aulas.
O estudante Francisco mostra nesta comunicação oral, que a montagem é fácil de fazer e, inclusive, utilizando o material de baixo custo. Ele poderia ter apresentado também as equações que governam o fenômeno. Em nosso projeto de extensão da UFCG 2017, aspectos matemático via experimentos de Física, sob a coordenação do professor Rafael, primeiro é feito as demonstrações e em seguida apresentaremos a formulação matemática.
O professor de Física Daniel, estudante do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité faz parte deste projeto como voluntário. .O professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), coordenador do projeto de extensão da UFCG, sob título aspectos matemáticos da Física no ensino médio do Curimataú paraibano, tendo como bolsista Francisco Huandson, estudante do curso de Licenciatura em Física divulgaram algumas dicas para as provas de Física do ENEM 2017, nesta escola estadual de nova Floresta.
.O professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), coordenador do projeto de extensão da UFCG, sob título Aspectos matemáticos da Física no ensino médio do Curimataú paraibano, tendo como bolsista Francisco Huandson,, estudante do curso de Licenciatura em Física divulgaram algumas dicas para as provas de Física do ENEM 2017, nesta escola estadual de Nova Floresta-PB.
O bolsista Huandson fez uma demonstração da aplicação da lei de Faraday, utilizando materiais de baixo custo ele mostrou o motor elétrico.
O desenvolvimento do eletromagnetismo contou com a colaboração de vários cientistas, como Faraday, por exemplo, que verificou a existência da indução eletromagnética. Para demonstrar a lei de indução de Faraday, um professor idealizou uma experiência simples. Construiu um circuito condutor retangular, formado por um fio com resistência total R = 5 Ω, e aplicou através dele um fluxo magnético Φ cujo comportamento em função do tempo t é descrito pelo gráfico ao lado. O fluxo magnético cruza perpendicularmente o plano do circuito. Em relação a esse experimento, considere as seguintes afirmativas:
A força eletromotriz induzida entre t = 2 s e t = 4 s vale 50 V.
A corrente que circula no circuito entre t = 2 s e t = 4 s tem o mesmo sentido que a corrente que passa por ele entre t = 8 s e t = 12 s.
A corrente que circula pelo circuito entre t = 4 s e t = 8 s vale 25 A.
A potência elétrica dissipada no circuito entre t = 8 s e t = 12 s vale 125 W.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
E) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
2- (FUVEST 2010) Aproxima-se um ímã de um anel metálico fixo em um suporte isolante, como mostra a figura. O movimento do ímã, em direção ao anel:
a) não causa efeitos no anel. b) produz corrente alternada no anel. c) faz com que o polo sul do ímã vire polo norte e vice- versa. d) produz corrente elétrica no anel, causando uma força de atração entre anel e ímã. e) produz corrente elétrica no anel, causando uma força de repulsão entre anel e ímã.
3- (UFMS 2010)
O acelerador LHC colidiu dois prótons, girando em trajetórias circulares com sentidos opostos, sendo um no sentido horário e o outro no sentido anti-horário, veja a figura. Considere que as trajetórias dos prótons antes da colisão eram mantidas circulares devido unicamente à interação de campos magnéticos perpendiculares ao plano das órbitas dos prótons. Com fundamentos no eletromagnetismo, é correto afirmar:
a) A finalidade do campo magnético é apenas mudar a direção da velocidade dos prótons.
b) A finalidade do campo magnético é aumentar a energia cinética dos prótons.
c) O próton que está girando no sentido anti horário está submetido a um campo magnético que possui um sentido que está entrando no plano da página.
d) A força magnética aplicada em cada próton possui direção tangente à trajetória.
e) A força magnética aplicada em cada próton não realiza trabalho.
Nas duas próximas aulas apresentarei outras questões da Lista VII. A lista VII completa será vista na Aula 17.
ok
ResponderExcluirOk! 👍🏽
ResponderExcluirOK!
ResponderExcluir