sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Aula 14- Física Geral e Experimental I, Aula 13-Isntrumentação I- Coeficiente de Atrito, nesta sexta, 8 de setembro


Na quarta-feira, aconteceu a Aula 13- Física Geral e Experimental I e ontem foi feriado, dia da indepedência do Brasil. Hoje, é a Aula 13-Instrumentação I- Coeficiente de Atrito, nesta sexta, 8 de setembro

Experimentos Propostos para a disciplina de Física Geral Experiemnteal I:

1) Aceleração experimental no MRUV, usando um trilho de cortina ou um carrinho ou uma linha esticada
2) Lançamento horizontal, usando uma calha de madeira ou de borracha(mangueira)
3) Leis de Newton, usando um carrinho e polia
4) Força de Atrito, usando dois pedaços de madeira
A Força de atrito é uma força de resistência, contrária a direção do movimanto.  Ela é responsável por você conseguir sentar e um carro fazer uma curva.

Trabalho apresentado na X semana de Física da UFCG, campus sede https://rafaelrag.blogspot.com/2023/05/apresentacao-de-posters-da-x-semana-da.html

Hoje,  08 de setembro, será proposto um experimento para medir a força de atrito.



A Força de atrito é Responsável por você Caminhar.

Questão do ENEM 2013. Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés. Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?

Resposta

Usando a terceira lei de Newton de ação e reação fica fácil de encontrar a resposta. Os pés empurra o piso para trás e pela força de atrito de reação, o piso empurra a pessoa para frente. Desta forma vemos que a força de atrito tem a direção da rampa e o mesmo sentido do deslocamento.


Experiência IV: Medir o coeficiente de atrito estático



 Neste vídeo, é visto como  determinar o coeficiente de atrito estático, a quem interessar clique em

 

 

Ao empurrarmos uma caixa sobreuma superfície asparas temos dificuldade não pelo peso e sim pela força de resistência denominada de Atrito. Depois de vencer a força de atrito estático, teremos a força de resistência de atrito dinâmico, cujo coeficiente de atrito cinético é menor do que o coeficiente de atrito estático.

Respostas Comentadas do ENEM 2012 

ENEM 2012. questão 52. Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético. As representações esquemáticas da força de atrito fat entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são:




A resposta é a letra A. A força de atrito estática não é constante, ela é crescente até um valor máximo. Após esse valor ela passa a ser força de atrito dinâmica e, agora, sim possui um valor constante, que é menor que a estática. No caso dos freios sem ABS, as rodas vão travar a partir de uma certa pressão aplicada no pedal. Antes dessa situação limite, o atrito é do tipo estático e a partir daí passa a ser dinâmico. No caso dos freios com ABS, a intenção é não travar as rodas, ou seja, manter o atrito sempre estático.

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