Nesta Aula 21 da disciplina de Instrumentação I do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, veremos um vídeo com os detalhes do experimento para medir a frequência própria de um Diapasão, dentro do conteúdo programático do período da UFCG-2021.1, ministrada pelo Professor Rafael nesta terça-feira, 22 de março, das 14h às 16h.
Foi visto na aula anterior.
As ondas estacionárias podem ser reproduzidas em uma corda com as extremidades fixas.
Essa é exatamente a condição para ondas estacionárias, ou seja, o comprimento L da corda é um número inteiro n de meio comprimento de onda 𝜆.
A frequência é o inverso do período T, f=1/T. A equação da velocidade de uma onda é dada por
v=𝜆/T= 𝜆f,
vemos que a velocidade é igual o comprimento de onda vezes a frequência.
Tirando dúvidas de como determinar a frequência própria de um diapasão.
Velocidade da onda na corda, depende da tração F e da densidade linear 𝝁.
Após marcarmos os pontos experimentais com um pequeno circulo, no papel milimetrado, traçamos uma reta mais próxima possível dos pontos experimentais. Em seguida calculamos o coeficiente angular da reta C.
https://rafaelrag.blogspot.com/2015/04/inscricoes-na-olimpiada-brasileira-de.html?m=1
A Aula 20 da disciplina de Instrumentação I. Onda e o Efeito Doppler. UFCG-2021.1, corresponde a disciplina Introdução à Física, aula 14 do RAE-UFCG, ministrada pelo professor Rafael. Dando continuidade ao estudo das ondas será visto alguns exercícios com destaques para o efeito Doppler(1842), ondas senoidais e triangular e a explicação do experimento da medida da frequência do diapasão em ondas estacionárias. Leia mais.
http://rafaelrag.blogspot.com/2022/03/aula-20-da-disciplina-de-instrumentacao.html?m=1
Blog rafaelrag
Presente
ResponderExcluirEuclis