quarta-feira, 20 de novembro de 2019

I Encontro de Quilombolas da Paraíba acontecerá em Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande

A mestra da cultura do estado da Paraíba, a dona Edite do côco, estará dando um banho de solidariedade, no quilombo Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande.
Das 35 comunidades Quilombolas existentes na Paraíba, 11 estarão se reunindo com os caianistas para comemorar o dia da consciência Negra, que é hoje.

No próximo domingo, 24, teremos um colorido bonito de comunidades remanescente de Quilombos paraibanos.
Além de côco de roda, capoeira e ciranda teremos também palestras. Confirmaram os seguintes palestrantes Professoras Lúcia de Fátima Júlio, Maria das Doures, pós-graduanda Quilombola Caianista Luciene Tavares da UEPB, entre outros.

I Oficina de Birimbau com o Caianista Totinha
A primeira oficina de Birimbau para os caianistas do Quilombo Caiana dos Crioulos iniciará na próxima sexta-feira, 22, às 17h e terminará no sábado. Terá também instruções de como tocar Pífano, zabumba, trança-afro, entre outras. A oficina será financiada pelo governo do estado da Paraíba.

Nesta quarta- feira, 20 de novembro,  é comemorado o dia da consciência Negra, em homenagem ao aniversário da morte do guerreiro Zumbi do Quilombo Zumbi dos Palmares de Pernambuco. Zumbi é o símbolo de residência do movimento negro de resistência. Hoje, 20, é feriado São Paulo e no Rio de Janeiro.



Bolsista quilombola Maria Vitória fazendo experiência de lançamento de projétil, na residência de seus pais Sérgio e Cida.
Ao perguntar a Maria Vitória, o que significa ela ser bolsista quilombola? Ela respondeu em.um única palavra Liberdade.

Dia 20 de Novembro: Dia da Consciência Negra. Onde a população preta se encontra quando falamos de leis?

1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola

1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários

1871 - Lei do Ventre Livre - quem nascia livre?

1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre?

1888 - Abolição (atentem, foram 388 anos de escravidão)

1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Eram mesmo "livres"? Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Vc sabe a cor predominante nos presídios hoje?

1968 - Lei do Boi: 1a lei de cotas! Não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades (volte e releia sobre a lei de 1850!!!)

1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo enquanto injúria racial e nada acontece.

2001 - Conferência de Durban, o Estado reconhece que terá que fazer políticas de reparação e ações afirmativas. Mas, não foi porque acordaram bonzinhos! Não foi sem luta. Foram décadas de lutas para que houvesse esse reconhecimento! E olha que até hoje tem gente que ignora, hein!

2003 - Lei 10639 - estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Que convenhamos não é cumprida, né?

2009 - 1a Política de Saúde da População Negra. Que prossegue sendo negligenciada e violentada (quem são as maiores vítimas da violência obstétrica?) no sistema de saúde.

2010 - Lei 12288 - Estatuto da Igualdade Racial. Em um país que se nega a reconhecer a existência do racismo.

2012 - Lei 12711 - Cotas nas universidades. A revolta da casa grande sob um falso pretexto meritocrata.
...
"Nossa sociedade é racista e ainda escravocrata e essa linha do tempo tá aí pra evidenciar." - Leandro Ribeiro.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário