Veja rês propostas
Os primeiros minutos de aula, geralmente, são bastante difíceis para os professores, afinal os alunos estão chegando à sala animados, conversando e brincando uns com os outros, sendo assim mínimas as chances de se concentrem imediatamente para o início da exposição. Embora, a princípio, este possa parecer um cenário prejudicial para o desenvolvimento dos conteúdos programados, está diante dos docentes uma verdadeira oportunidade para inovar a maneira como trabalharão a matéria, aproveitando o frescor das mentes dos jovens no início do dia letivo para estimular a construção coletiva de alguns conceitos.
Confira a seguir três métodos através dos quais você usará os primeiros minutos de aula para estimular o debate de ideias da turma e, gradualmente, inseri-los no contexto que você apresentará naquela aula.
1 – Frases para discussão
Escreva em tiras de papel frases relacionados ao tema da aula, sendo algumas verdadeiras e outras falsas. Peça para que eles discutam a validade das afirmações em grupo e, mais tarde, apresentem suas conclusões para a turma. Por exemplo, se você dá aulas de matemática e deseja dar início a uma revisão sobre equações, você poderia escrever frases como “equações de segundo grau sempre apresentam duas raízes” e ver qual seria a reação dos estudantes. Não apenas você poderá detectar as dúvidas deles, como resolvê-las imediatamente usando esta técnica.
2 – Brainstorming
Uma maneira divertida de ver o que eles sabem sobre a matéria deste período é pedir para que eles escrevam numa folha de papel tudo o que sabem sobre determinado tema em 5 minutos. Se você está trabalhando em sala de aula expressões idiomáticas do inglês sobre cores, peça para que eles listem todos os termos que conhecem que têm relação com este tema. Depois, você poderá montar uma lousa com todas as expressões e construir junto com os alunos os significados e aplicações de cada uma delas.
3 – Questões provocativas
Imagine que você deseja debater com a classe um tema relevante da semana, mas percebe que eles estão desatentos ou com sono e, por isso, não conseguem contribuir ativamente para a aula. Como solucionar esta situação ou, até mesmo, prevenir que ela ocorra? Propor questões provocativas, que causem certo estranhamento nos alunos, pode ser uma dessas maneiras, afinal estas costumam gerar como consequência uma reflexão. Deste modo, quando você assumir o papel de mediador do debate, você poderá observar a diferença na construção das argumentações dos estudantes e no seu engajamento.
Fonte: Universia Brasil
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário