RIO - Com o aumento de cerca de 40% no consumo de água no verão e a crise hídrica na Região Sudeste, aumenta a preocupação com o desperdício no estado. Na quinta-feira, 22 de janeiro, pela primeira vez desde a criação, o reservatório de Paraibuna, o maior do Paraíba do Sul, atingiu o volume morto. A Cedae, até o momento, não prevê a necessidade de racionamento, mas especialistas recomendam algumas medidas simples que podem ser tomadas para reduzir o consumo, já que a chuva prevista para os próximos dias será insuficiente para elevar o volume dos reservatórios.
Confira abaixo algumas dicas para um consumo mais consciente de água:
Banho. Procure tomar banhos rápidos, de no máximo 15 minutos. Molhe o corpo e feche a torneira. Após se ensaboar, abra a torneira para se enxaguar.
Torneira fechada. Na hora de escovar os dentes, o melhor é deixar a torneira fechada. De preferência, coloque água num copo e use o conteúdo para enxaguar a boca. Para fazer a barba, também não deixe a água escorrendo. É bom lembrar que, com a torneira aberta, pode-se gastar de 12 a 20 litros de água por minuto.
Máquina de lavar. Acumule roupa. Lave as peças individuais à mão.
Jardins. Não use mangueira. Dê preferência a regadores.
Carro. Também não utilize mangueira para lavar o veículo. O melhor é usar esponja e água acondicionada em um balde.
Lavar louça. Ensaboe na pia toda a louça com a torneira fechada e, depois, enxágue. No caso de máquina de lavar, só use na capacidade plena.
Calçadas. Ao lavar a calçada, não use a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e, depois, jogue um balde d’água. Essa medida pode resultar numa economia de até 250 litros.
Blog rafaelrag com o portal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário