Adjamilton Pereira
Jornal da Paraíba
A situação do Açude de Boqueirão de Piranhas (Engenheiro Ávidos), que abastece os municípios de Cajazeiras, Sousa, Marizópolis, Nazarezinho, São Gonçalo e diversas outras comunidades, atingiu um momento crítico, ao ponto da CAGEPA já está utilizando a reserva intangível do manancial, ou o chamado volume morto.
Pelos dados de terça-feira (20 de janeiro), o Açude está com um volume de 24,864 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a cerca de 10% da sua capacidade de acumulação, volume este que pode ser menor, segundo os especialistas, já que o cálculo não está levando em conta o assoreamento.
Link com uma matéria relacionada com outras imagens da barragem de boqueirão
http://rafaelrag.blogspot.com.br/2015/01/alagoagrandense-visita-o-acude-de.html
Para que a população tenha uma ideia da real situação, a CAGEPA já instalou uma bomba flutuante em uma balsa de fibra de vidro, para captação de água praticamente no porão do açude, já que a captação que é feita por tomada de fundo, ou seja, por baixo da parede, está na iminência de ser desativada, pois está a apenas três metros do nível zero, o que significa dizer que só terá condições de funcionamento por mais três meses.
A situação é tão crítica que a CAGEPA já diminuiu o volume de captação de água para o abastecimento de Cajazeiras em 25%, em um processo que já vinha sendo controlado, pois de 2013 para 2014 houve uma redução de 12,5 % e, deste dezembro de 2014, a redução passou para 25%.
Outro fato que demonstra a gravidade da situação, que poderá levar várias cidades do sertão ao colapso no abastecimento, é que dos seis conjuntos de motores-bomba utilizados pela CAGEPA para destinar a água para Cajazeiras, três já foram desativados.
Blog rafaelrag com setecandeeiroscaja
Nenhum comentário:
Postar um comentário