quinta-feira, 10 de julho de 2025

Aula 05 -2025.1-Introdução à Pesquisa em Física, projeto I: Física Moderna, medir a constante de Planck, ministrada pelo professor Rafael, nesta quinta, 10/07

 Foi visto. O ato de pesquisar não é simplesmente a aplicação de uma técnica científica. Se faz necessário da elaboração de um projeto, para que o trabalho seja feito de maneira organizada, ganhando em vários aspectos: o tempo, recursos, etc.


Para elaborar um projeto devemos responder as seguintes perguntas:

Fazer o que?(Tema) Para que?(Objetivos) Para quem?(Clientela) Como fazer?(Metodologia) Quanto tempo gasto?(cronograma) Quanto custa?(Orçamento) Consultar o que? (Bibliografia)

Portanto, em um projeto científico temos as seguintes etapas:

1-Explicar porque irá fazer o projeto
2-Fundamentação teórica
3- Objetivos
4- Materiais utilizados
5- Metodologia
6- Cronograma
7- Orçamento
8- Referências bibliográficas

Neste plano de estudo está incluído as hipóteses e a meta a ser cumprida, o plano detalhado da pesquisa visando alcançar os objetivos traçados.

Professor Rafael Rodrigues no IQUANTA da UFCG, campus Sede.

Nesta aula 5 da disciplina de Introdução a Pesquisa explicaremos  como conseguir a  Dispersão da Luz no laboratório, ministrada pelo professor Rafael, nesta quinta-feira, 10 de julho, das 16h às 18h.

 Aparentemente, vemos um espectro continuo da luz. Quando a luz branca sofre refração em um meio transparente, como as gotículas de água suspensa no ar, ela sofre dispersão, formando o arco-iris com sete cores de luz visíveis, devido aos índices de refrações diferentes para cada frequência, a luz branca se decompõe  nas cores que a compõem:  violeta, amarelo, laranja, vermelho, azul, anil e verde. Esse fenômeno da dispersão  ocorre nos laboratórios didáticos quando fazemos a luz incidir em um prisma, observado por Newton que defendia o modelo de partícula para a Luz. Na mesma época,  Huyguens  defendia que a luz era uma onda. Em 1865, Maxwell publicou o seu trabalho de unificação denominado de teoria do eletromagnetismo e calculou a velocidade da luz no vácuo, c= 300.000km/minuto.

 Como fazer um experimento para verificar a constante de Planck?

A constante de Planck, h, está presente na mecânica quântica.
  
O seguinte experimento teve por objetivo determinar a constante de Planck, uma das constantes fundamentais da Física Quântica. Os dados de tensão de corte e comprimento de onda, este obtido através de um experimento secundário, possibilitaram a determinação do valor da constante, também definiu-se como meta desenvolver um experimento de baixo custo e acessível, como alternativa ao experimento de Efeito Fotoelétrico.

INTRODUÇÃO
Constante de Planck
Por um longo período o desenvolvimento cientifico da Física Clássica dava-se basicamente por conceitos das Leis de Newton, que descrevem os movimentos mecânicos dos corpos, da mesma forma as Leis da Termodinâmica relacionam os parâmetros (Temperatura x Pressão x Volume), bem como as Equações de Maxwell descrevem o eletromagnetismo clássico.

Porém os conceitos desenvolvidos por essa base cientificam clássica não são suficientes para análise de Corpos Negros. Corpos recebem essa denominação quando estes absorvem toda a radiação eletromagnética incidida, não permitindo que a mesma atravesse nem seja refletida.
Max Planck, um dos pioneiros no estudo de corpos negros, baseou-se inicialmente na Lei da Radiação de Wien, adequando a ela parâmetros da termodinâmica e eletromagnetismo, para que assim pudesse descrever matematicamente os dados experimentais.
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 Posteriormente, Einstein valendo-se dos avanços realizados por Planck propôs a quantificação da radiação eletromagnética, sendo este o limiar da criação da Física Quântica. Einstein concluiu que a energia se propagava por meio de pequenos pacotes de energia, denominados fótons, diferente do que propunha a física clássica que propunha que a luz se propagava como uma onda.

Veja, apesar de Einstein basear nos estudos da radiação de corpos negros de Planck, ele era contrário a afirmação de Planck quanto a propagação da luz.
Einstein quantificou a energia de um fóton sendo o produto da constante de Planck h pela frequência f.

O experimento realizado visa ser uma alternativa mais simples e de baixo custo para o experimento do Efeito Fotoelétrico que consiste na emissão de elétrons por um corpo quando exposto a uma radiação de alta frequência, e como descrito por Einstein a intensidade de uma luz depende da quantidade de fóton emitidos.
Para a realização do experimento foram escolhidos LEDs, que nada mais são que diodos foto emissores, que emitem luz segundo a uma diferença de potencial nos seus terminais. Diferentes cores de LEDs são obtidas segundo a adição de elementos químicos, dopagem dos mesmos, que são geralmente compostos por arsenieto de gálio (GaAs) ou fosfeto de gálio. Como exemplo do led vermelho, o material semi-condutor recebe impurezas “dopado” com átomos de fósforo. Outro motivo da utilização dos LEDs é por estes atuarem segundo uma baixa diferença de potencial, variando de 1.4V a 3.3V

Segundo Einstein, a emissão de fótons inicia-se no momento em que é gerada uma diferença de potencial 𝞅, chamada de tensão de corte. Para diferentes cores de LED tem-se diferentes tensões de corte, perante a tensão de corte o LED inicia a emissão de luz que pode ser visível ou não.
Com base nisso, Einstein descreve h para a tensão de corte como:
h= (e𝞅)/f = (λe𝞅)/c                                                                            (I)
Em que:
𝞅: tensão de corte;
f : frequência
h : constante de Planck;
e: carga de um elétron;
λ : comprimento de onda;
c: velocidade da luz no vácuo

Experimento de difração da luz

Com o experimento de difração da luz é possível encontrar o comprimento de onda de uma determinada fonte de luz. Ao emitir seus feixes, de acordo com o montagem experimental adequada, a luz irá difratar após passar pela rede de difração, assim, é possível observar seus feixes difratados no anteparo da régua branca. Coletando as medidas necessárias, faz-se o uso da fórmula abaixo para encontrar o comprimento de onda do feixe de luz.

λ=dy/(y²+x²)1/2                                                         (II)
Em que:
λ : comprimento de onda;
d : constante da rede de difração;
y: distância do feixe central da luz até seu feixe difratado;
x: distância da régua até a rede de difração.

Este trabalho foi realizado pelos estudantes da UFLA Igor e Marina.

https://projetosfisicaexperimental.blogspot.com/2016/03/calculo-da-constante-de-planck.html



Aula anteriores

Aula 04- Temas de pesquisa,

Aula 03- Nesta aula 03 da disciplina de Introdução à Pesquisa em Física, destacamos a mecânica clássica e a mecânica quântica, professor Rafael, nesta sexta-feira, 26.  

Aula 03-2025.1.
  Nesta aula 03 da disciplina de Introdução à Pesquisa em Física, destacamos a mecânica clássica e a mecânica quântica, professor Rafael, 

Aula 02-25.1 -Introdução à Pesquisa em Física, tópicos de Física Moderna, ministrada pelo professor Rafael




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