sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Aula 04-23.2- Prática de Ensino II- Aula fundamentada nos PCNs, professor Rafael, nesta sexta, 9


Proposta de atividade Construção de uma aula fundamentada nos PCNs.


Fazer um plano de aula baseado em um dos temas propostos esse perídodo (radiação eletromagnética ou circuitos com capcitores ou circuitos com resistores ou motor elétrico ou instalação elétrica de uma residência) e uma das três opções de utilização da atividade experimental (demonstração, clássico/tradicional ou aberto) fundamentada nos PCNs.

A ideia é apenas testar a utilização das competências e habilidades estruturadas pelos PCNs para a construção de propostas de aulas. Essa proposta deve ser enviada por email até o horário da aula da próxima  sexta-feira, 16.

A proposta é de construção de apenas uma aula na perspectiva do PCN. Vocês precisam informar qual/quais habilidades pretendem desenvolver e apresentar um breve plano de aula na perspectiva de tentar desenvolver a(s) habilidade(s) e competência(s) escolhidas. Provavelmente muitos de vocês já leram o PCN, se ainda não, seria muito importante ler. Isso vai ajudá-los nessa disciplina  e na preparação das atividades. Segue o link completo para o PCN + de Física:


Ou apenas o resumo (o mesmo entregue por email) relacionado às competências e habilidades para os que já estão bem familiarizado com o tema: Representação e Comunicação

•Reconhecer e utilizar adequadamente na forma oral e escrita símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem Científica

•Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.

•Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de C&T veiculados através de diferentes meios.

•Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências.

• Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de C&T Investigação e Compreensão

•Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.

•Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações.

•Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados

•Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos.

•Articular, integrar e sistematizar fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre as várias ciências e áreas de conhecimento. Contextualização sócio-cultural

•Compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.

•Compreender a ciência e a tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea.

•Reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social.

•Reconhecer e avaliar o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizar esses conhecimentos no exercício da cidadania.


Blog rafaelrag

4 comentários: