Roda de Conversa - Experiências da Docência no Ensino Básico
Quarta-feira, 21 de setembro · 2:15 até 4:30pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/ngu-cevb-wfy
A Comissão Organizadora da Semana Pedagógica da UAFM - 2022.1 vem lhe convidar para participar do evento que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro/2022, de maneira remota. A programação segue a seguir, com os respectivos links de acesso às salas do Google Meet:
Roda de Conversa - Experiências da Docência no Ensino Básico
Quarta-feira, 21 de setembro · 2:15 até 4:30pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/ngu-cevb-wfy
Compartilhamento de experiências de professores das licenciaturas e suas vivências no dia-a-dia na escola:
Lacunas encontradas na formação superior
Uso de metodologias ativas
Docência durante a pandemia
Relação com os estágios, atividades de extensão e demais programas da universidade dentro da escola: contato com estagiários, expectativas, dificuldades, sugestões.Participantes:
Profa Ivanielma Santos de Souza: Especialista em Educação de Jovens Adultos com ênfase em Economia Solidária no semiárido Paraibano pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Anteriormente professora na ESCOLA ESTADUAL ENSINO FUNDAMENTAL ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS (2013-2017) e atualmente professora na ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS
Profa Edna Santos: Licenciada em Química pela Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cuité, Pós Graduação em Tecnologias Educacionais e Ensino a Distância pelo Instituto Federal do Tio Grande do Norte, professora da rede Estadual desde o ano de 2012, professora de química da TV Paraíba Educa, coordenadora de núcleo de ciências da natureza da TV Paraíba Educa e atualmente professora de Química na Escola Jornalista José Itamar da Rocha Cândido - ECIT Cuité desde 2017
Prof José Franscidavid Barbosa Belmino: Licenciado em Ciências Biológicas (2010) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialista em Educação com Foco em Ensino-Aprendizagem (2012) e Mestre em Ciências Naturais e Biotecnologia (2015) Pela Mesma Instituição. Atualmente é Professor Efetivo de Ciências Naturais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manuel Delmiro Ferreira, Sossego - PB e de Biologia da Escola Estadual de Ensino Médio Angelita Félix Bezerra, Lagoa Nova - RN. Tem Experiência nas Áreas de Biologia Geral, Acompanhamento do Controle Social de Recursos da Educação e Epidemiologia de Acidentes Ofídicos.
Prof Jabes da Silva Costa:Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Professor contrato do Instituto Delta de Ensino e Aprendizagem (2015 - 2016) e pró-tempore - EEEM Orlando Venâncio dos Santos (2011-2016); sendo atualmente professor efetivo na referida escola. Supervisor do sub Projeto PIBID-FÍSICA/UFCG/CUITÈ (2014-2016).
Roda de Conversa: Curricularização da Extensão - Conceitos, Legislação e Estratégias
Quinta-feira, 22 de setembro · 9:00 até 11:00am
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/tnh-dhzw-ybp
Desafios na Implantação da Curricularização da Extensão
Participantes:
Profa Gisetti Corina Gomes Brandão: Professora Adjunta IV da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, vinculada a Unidade Acadêmica de Enfermagem. Possui Doutorado em Ciências pela USP-Universidade de São Paulo ( 2014), Mestrado em Gestão Educacional pela Universidade Internacional de Lisboa (2002), Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual da Paraíba (1993), Especialização em Educação Profissional da Área da Saúde Enfermagem. Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. (2002-2003), Especialização em Políticas em Gestão de Cuidados em Saúde pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil (2007-2008), Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.(2008-2010). Docente dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFCG, vinculada a área de Saúde Coletiva . Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Saúde Coletiva- NUPESC da UFCG ( certificado pelo CNPq) desde 2014, membro do Núcleo de Estudo em HIV/Aids, Saúde e Sexualidade - NEHAS/UFPB , Tutora do PET Redes de Atenção à Saúde ( 2013-2015) , Tutora do PET-SAÚDE/GraduaSUS (2016-2018) Tutora do PET Interprofissionalidades (2020- 2021 ). No período de outubro de 2014 a maio de 2017 atuou como coordenadora da Unidade Acadêmica de Enfermagem -UAENF/UFCG. Assessora Técnica de Saúde do Gabinete do Reitor (2021 a março de 2022).Pró- Reitora de Extensão da UFCG( abril de 2022)Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Saúde Pública , atuando principalmente nos seguintes temas: Processo de Trabalho em Saúde, trabalho Interprofissional em Saúde, Gestão, Gestão do Cuidado, Atenção Primária à Saúde, Educação Permanente, e no Ensino.
Mesa Redonda: Curricularização da Extensão - Experiências de Iniciativas em Curso
Quinta-feira, 22 de setembro · 2:30 até 4:30pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/qfq-tywn-qtn
Participantes:
Prof Lincoln da Silva Diniz: Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000). É Mestre (2004) e Doutor (2012) em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado I T-40 DE no Curso de Geografia e Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Campina Grande. É Coordenador Adjunto da Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo - ReBECCa. Tem experiência na área de ensino e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano e regional, comércio, consumo e feiras livres.
Profa Nayara Tatiana Santos da Costa: Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB, da linha de pesquisa Políticas Educacionais, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Pós-graduação em Inclusão Escolar: necessidades educativas especiais pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande, ministrando as disciplinas de Política e Legislação da Educação Básica, Educação e diversidade, Planejamento em Educação, Didática e Avaliação e Aprendizagem. Líder do Núcleo de Estudos em Educação, Políticas e Representações Sociais da UFCG e membro colaborador dos grupos: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades da UFPE e Formação de Professores e Representações Sociais do IFPE. Entre os temas de interesse em pesquisa estão: Políticas e Gestão da Educação, Ensino Remoto, Direito à Educação e Acesso/ Permanência na Educação Superior
Mediação: Prof Vladimir Soares Catão
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba [Campina Grande - 1995], Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba [Campina Grande - 1997] e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande [2014].
Tem 11 anos de experiência na área privada, tendo sido Diretor de Desenvolvimento da Light-Infocon Tecnologia S/A entre 1999 e 2006. Atualmente é Professor Adjunto nível III da Universidade Federal de Campina Grande, atuando principalmente nas seguintes áreas: recuperação de informação, integração sgbd/sri, ciência de dados e aprendizado de máquina.
Membro do Corpo Editorial da revista eletrônica Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504) e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do CES/UFCG
Quinta-feira, 22 de setembro
Professora Gisetti Corina Gomes Brandão
Joao Batista da Silva
10:14
Tem recursos para as aulas de extensão?
Heron Neves de Freitas
10:16
Não temos recursos para atividades
Nem para os laboratórios
Joao Batista da Silva
10:16
para as horas extensionistas...
Por que essas horas vão contar para extensão.
Heron Neves de Freitas
10:17
No nosso caso de Física teria que ser algo experimental ou prático
Julia Beatriz Pereira de Souza
10:18
Bom dia! Obrigada pelos esclarecimentos.
Nos cursos de saúde tem estágios previstos logo no início do curso.
Existe a possibilidade de integrar atividades de extensão nessas disciplinas de estágio que não são os estágios de final de curso?
Carlos Marcio Moura Ponce de Leon
10:20
Heron Neves de Freitas
10:21
Valeu Carlos
Aluska Dias Ramos de Macedo Silva
10:25
e quando o estágio é trabalhado com outra IES? Ou seja, dois estágios juntos.
Julia Beatriz Pereira de Souza
10:25
Perfeito! Obrigada pelo esclarecimento com relação estágio/extensão.
Cláudia Patrícia Santos
10:27
O estágio é uma atividade de ensino
Faz parte da formação docente
Nayara Tatianna Santos da Costa
10:29
Que boa pergunta Alex
Kiara Tatianny Santos da Costa
10:30
muito boa e necessária
vladimir pergunta a ela sobre essa creditação
Kiara Tatianny Santos da Costa
10:31
como é feita quando não é na disciplina
pq sei que na disciplina é automatica para o aluno
Vladimir Soares Catao
10:31
ok, kiara... assim que aparecer a brecha :-)
Kiara Tatianny Santos da Costa
10:31
rs ta
Vladimir Soares Catao
10:32
coloca seu nome na fila... fica melhor de gerenciar... pode ser?
Vladimir Soares Catao
10:32
Vladimir Soares Catao
10:33
Se não der tempo de cobrir todas as questões colocadas aqui, eu repasso o texto do chat para a professora Gisetti posteriormente
Celia Maria Rufino Franco Leite
10:34
Acho que ela ja respondeu, Kiara. Estão estudando uma forma de contabilizar os créditos de eventos programas fora da disciplina. Pelo menos foi o que entendi
Evento vai ficar com a coordenação de pesquisa e extensão da Unidade
Kiara Tatianny Santos da Costa
10:35
outra pergunta projetos reformulados há 2 ou 3 anos podem ser alterados?
agora no caso
Nenhum comentário:
Postar um comentário