Nesta foto, vemos duas lâmpadas ligadas em paralelo. A ddp é a mesma e a corrente elétrica i que chega no circuito se divide em duas correntes(i=i_1+i_2). As potências elétricas em cada lâmpada, no circuito com associação em paralelo, são dadas por P_1=(V_1)^2/R_1 e P_2=(V_2)^2/R_2. Com V_1 sendo a ddp ou tensão elétrica da primeira lâmpada. Note que i=V/R_eq, com R_eq a resistência elétrica equivalente sendo o produto dividido pela soma da resistência elétrica de cada lâmpada. A residência elétrica da lâmpada pode ser medida diretamente com um ohmímetro ou medindo as leituras de um amperímetro e um voltímetro.
Na última sexta-feira, o canal do Youtube, Rafael de Lima Rodrigues chegou a 3000 inscritos, com a inscrição do estudante Pablo do Curso de Licenciatura em Física do campus Cuité.
Na próxima sexta-feira, faremos novas demonstrações de eletromagnetismo no nível do ensino fundamental em médio, durante o programa informativo GEMAG, na rádio PiemonteFM, das 12h às 13:30h. Professor Rafael Rodrigues, do curso de Licenciatura em Física, do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, Campus Cuité.
Veja parte do vídeo colorido, gravado na última sexta-feira.
Veja outras demonstrações, a quem interessar clique em
http://rafaelrag.blogspot.com/2021/05/eletromagnetismo-ao-alcance-da-educacao.html?m=1/
Veja um circuito simples com uma única lâmpada ligada em uma bateria de 12\V.
Campo Elétrico de uma Partícula com carga elétrica
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário