A olimpíada Brasileira de Astronomia(OBA) tem feito “lives” todos os sábados às 17h, pelo canal do Youtube (www.youtube.com/obaoficial). No último dia 11 de julho o coordenador da OBA, professor João Batista Canalle falou sobre o regulamento da MOBFOG e mostrou um vídeo sobre o lançamento de Foguetes.
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.
A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas neste site no link CADASTRO DE ESCOLAS. O cadastro é único para participar da OBA e ou MOBFOG.
Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio, por isso ela tem quatro níveis, conforme definido no REGULAMENTO DA MOBFOG. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma só fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos ou equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo três alunos. Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Além disso, temos também
distribuição de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.
Em 2020 estamos organizando a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes. Em 2019 tivemos a participação de 153.393 alunos e a cada ano temos mais alunos participando, pois a MOBFOG empolga alunos, professores e familiares. Recomendamos a atenta leitura do REGULAMENTO DA MOBFOG, bem como as Instruções sobre como fazer os foguetes, bases de lançamentos e os lançamentos. Professor João Batista Canalle(UERJ).
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário