quarta-feira, 29 de abril de 2020

Meteoro mais brilhante do que o planeta Vênus é fotografado sobre a cidade de São Paulo

Todos os dias, a Terra é bombardeada por cerca de 100 toneladas de material cósmico. Quando atingem a atmosfera, pequenos fragmentos do tamanho de um grão de areia são capazes de produzir um fenômeno luminoso que chamamos de meteoros ou estrelas cadentes. Esses pequenos fragmentos são os mais comuns, mas de vez em quando, um objeto um pouco maior atinge a atmosfera e acaba gerando um espetáculo luminoso. E foi justamente o que ocorreu na madrugada dessa sexta (24) em São Paulo.
Leia mais

Eram 2h24 da manhã de sexta (24), quando as câmeras da BRAMON, Rede Brasileira de Observação de Meteoros, e do Clima ao Vivo, flagraram um grande bólido no interior de São Paulo. Confira o vídeo.

Análises

De acordo com as análises preliminares feitas pela BRAMON, o bólido foi gerado por um fragmento de rocha espacial do tamanho de um melão, pesando entre 4 e 7 quilos, que entrou na atmosfera às 2h24 da manhã com uma velocidade de 19 Km/s (o equivalente a 68.400 Km/h) em um ângulo de 42,7° em relação ao solo. O meteoro começou a brilhar a cerca de 78 Km de altitude o sobre o município paulista de Fernandópolis/SP. Seguiu na direção nordeste, explodiu e se extinguiu a 27,4 Km de altitude sobre o município de Riolândia, na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário