Os tópicos visto pelos estudantes da disciplina Instrumentação I são os seguintes: cenmática, dinâmcia, trabalho, conservação da energia mecânica, colisões e rotação. A meta é trabalhar com a teoria e prática fazendo parte de um todo. O professor faz uma introdução aos tópicos, que em alguns casos os estudantes já viram ou estão estudanbdo os contúedos na disciplina de Física I. O profesor Rafael Rodrigues está ministrando neste período também essta disciplina e preparou a segunda lista de exercícios, tendo questões teórica e experimantal.
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\begin{document}
{\bf UAF-CES-UFCG-CUIT\'E- INSTRUMENTA\c{C}\~AO I -Lista 2}
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\noindent{Professor: Rafael de Lima Rodrigues. \hrulefill Per\'\i odo 2016.2 {\bf Boa Sorte.}}
\noindent{ Aluno(a):\hrulefill 24-11-2016.}
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\noindent 1) Um bombardeiro, mergulhando em um \^angulo de $30^0$ com a vertical,
lan\c{c}a uma bomba de uma altitude de $600m$. A bomba atinge o solo $5,0s$
ap\'os ser lan\c{c}ada. (a) Qual a velocidade do bombardeiro? (b) Qual a
dist\^ancia que a bomba percorre horizontal durante seu trajeto? (c) Qual
a intensidade da velocidade exatamente momento
antes de atingir o solo? (Lembre-se que neste momento o vetor velociadade
possui as componentes horizontal e vertical.)
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\noindent 2) Uma pedra \'e arremessada horizontalmente, no v\'acuo, do topo de uma escada,
e atinge o solo \`a dist\^ancia de $40cm$ medida da base da escada.
\noindent a) Achar a velocidade com que a pedra foi arremessada, sabendo que a escada tem $60cm$ de
altura.
\noindent b) Calcular a velocidade da pedra ao atingir o solo.
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\noindent 3) Um proj\'etil \' e lan\c{c}ado a um \^angulo $\alpha$
de um penhasco de altura $H$ acima do n\'\i vel do mar. Se ele cair no mar
a uma dist\^ncia $D$ da base do penhasco, prove que sua altura m\'axima
$y$ acima do n\'\i vel do mar \'e dada por: $y=H+\frac{D^2tg^2\alpha}{4(H+Dtg\alpha)}.$
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\noindent 4) a) Como voc\^e faria uma experi\^encia para medir a velocidade
de lan\c{c}amento de um proj\'etil? Voc\^e deve escrever o roteiro do experimento
e os materiais utilizados.
\noindent b) Podemos considerar algumas quest\~oes: Um observador em movimento em
uma bicicleta com a mesma velocidade de um cavalo, ambos na mesma
dire\c{c}\~ao e sentido, veriam uma trajet\'oria retil\'\i nea de um
objeto que caiu da sela do cavalo. Desenhar a trajet\'oria do objeto
para um observador fixo na Terra e outro no cavalo, quando:
(i) a
velocidade do cavalo for constante;
(ii) a velocidade do cavalo
estiver diminuindo e (iii) a velocidade do cavalo estiver aumentando.
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\noindent 5) Fazer os c\'alculos das demonstra\c{c}\~oes contidas
no artigo sobre o alcance m\'aximo do lan\c{c}amento de um proj\'etil, na Revista Brasileira de Ensino de F\'\i sica, vol. 2, p\'agina 260, 1997, voc\^e pode encontrar em www.sbfisica.org.br).
\end{document}
Usando o trilho para medir a acelaração experimental no MRUV
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