sexta-feira, 22 de agosto de 2014

AGORA VAI: BARRAGEM DO JAPI A MAIOR OBRA HÍDRICA DO CURIMATAÚ AGORA SE TORNA REALIDADE EM CUITÉ


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Adendo do blog rafaelrag.
O Professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), candidato a deputado estadual, PSB 40044, e o ex-vereador José Chaves de Alagoa Grande, presenciaram, no dia 11 de junho, à noite, o governador Ricardo Coutinho assinou a ordem de serviço para construção da barragem e adutora do sistema do Retiro (barragem de Japi). Esta será uma grande obra que vai abastecer Cuité e Nova Floresta, que estará pronta em um prazo de um ano e meio, sendo uma parceria do Estado com a União. 
 
 Para dá continuidade a obra hídrica, esperada há mais de 50 anos em Cuité região do curimataú paraibano, na tarde de quinta-feira (21 de agosto) chegaram as carretas transportando as tubulações para Barragem e Sistema Adutor Boqueirão do Japi, que vai garantir água tratada e de qualidade onde abastecerá Cuité, Nova Floresta e zona rural da região.

T
 
Também conhecida no papel por Barragem do Retiro a obra finalmente saiu do papel e já é uma realidade, in loco as máquinas trabalham a todo vapor. Orçada em 48 milhões a obra vai beneficiar pelo menos 45 mil pessoas.
http://2.bp.blogspot.com/-oQJ23oYgEN0/U5nG2tPX-iI/AAAAAAAAkmw/fBceBIByqIo/s1600/IMG_0646+%28800x600%29.jpgAinda para a região o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciências e Tecnologia que também acumula a pasta da Suplan, João Azevedo acrescentou que já se encontra em elaboração do anteprojeto do Sistema Adutor da Borborema, que beneficiará outra para da região do Curimataú e Seridó paraibano e para a continuação do Programa de Recuperação de Barragens, no valor de R$ 7,7 milhões. O programa vai recuperar 27 barragens, sendo três delas no Curimataú (Várzea Grande e Caraibeiras, em Picuí, e Poleiros, em Barra de Santa Rosa). No dia da assinatura da Ordem de Serviço o governador, disse em alto é bom som , se as obras da Barragem do Japi não fosse iniciadas ainda neste governo, ninguém votasse nele.

A barragem e a adutora do Retiro (Japi) eram um projeto antigo do INCRA e o Governo conseguiu incluir no PAC Estiagem do Governo Federal onde tem a contrapartida do Estado. Ele adiantou que as obras da barragem e os 18 km de adutoras serão construídos paralelamente para que possa ser realizado com mais agilidade e atingir as cidades contempladas. “Essa vai ser a maior barragem da região e será essencial para o desenvolvimento e a qualidade de vida”.

O secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo, disse que a barragem tem uma dupla função de irrigação e alimento animal e também abastecimento das populações de Cuité e Nova Floresta. “A partir da barragem, será feita uma adutora de 18 km até a barragem de Boqueirão do Cais, onde existe um sistema que bombeia água para os dois municípios. Com essa interligação dos dois sistemas, a água chegará com mais abundância para atender a toda a população de Cuité e Nova Floresta.

Blog rafaelrag com Dema Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário