domingo, 19 de agosto de 2012

'Nenhum funcionário terá reajuste que professores receberam', diz ministro

BLOG DO PROFESSOR RAFAEL RODRIGUES
UFCG, CAMPUS CUITÉ-PB


O ministro Aloizio Mercadante (Educação) voltou a defender a proposta feita pelo governo aos docentes de universidades federais --em greve há quase três meses-- e afirmou que a oferta não irá se repetir para as demais carreiras do funcionalismo público em greve.

"Para os professores, nós apresentamos a melhor proposta do poder Executivo. Nenhum funcionário terá o reajuste que os professores universitários terão", afirmou hoje.

O Ministério do Planejamento ofereceu um reajuste entre 25% e 40% sobre o contracheque dos docentes de universidades e institutos federais. O aumento será dado ao longo dos próximos três anos e terá impacto de R$ 4,18 bilhões nos cofres públicos.

A proposta foi aceita pelo Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior), mas recusada pelo Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), sindicato que representa fatia mais expressiva da categoria.

O ministro destacou que a negociação está encerrada e disse que, aos poucos, as universidades vêm retomando a normalidade. "Nós temos indicadores de que muitos cursos, redes de pós-graduação, setores inteiros de universidades estão decidindo pelo retorno às aulas."

Não negociável

Mercadante afirmou ainda que o governo não pretende flexibilizar os critérios para ascensão ao topo da carreira --o Andes defende que todos os professores possam chegar ao nível mais alto da carreira, com diferenças salariais a depender da titulação do docente.

"Qual é a divergência que não é negociável? É a excelência acadêmica. O progresso na carreira não pode ser só por tempo de serviço como querem alguns setores".

Além dos docentes, técnicos-administrativos de institutos e universidades federais também estão em greve. Eles receberam uma oferta de reajuste de 15,8%, masrecusaram a proposta. Uma nova reunião com o Planejamento estava marcada para esta terça, 14, mas foi adiada para esta quarta-feira (15).

(Folha.com)

Blog rafelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário