sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DA UFPB SÃO AVALIADOS


 


                                UFPB é destaque na avaliação do MEC
Foto da Reitoria da UFPB, campus I, João Pesoa-PB.

                   Os requisitos estipulados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) levaram em conta o perfil e a qualidade do corpo docente, infraestrutura da universidade e do projeto pedagógico institucional dos cursos. Pela avaliação do Índice Geral de Curso (IGC), do Ministério da Educação, a UFPB obteve nota quatro (4), ficando entre as 58 melhores universidades públicas do Brasil.
                  O IGC é o índice adotado pelo Ministério da Educação para avaliar as universidades brasileiras e utiliza uma escala que vai de 1 a 5. Na Paraíba, somente a UFPB, Universidade Federal da Campina Grande (UFCG) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) alcançaram esta pontuação, que tem como base a avaliação da instituição no ano de 2010.
                  O indicador, que foi divulgado pela primeira vez no ano passado, atribui notas às universidades e faculdades levando em consideração a qualidade dos cursos de graduação.
                  A nota da prova é um dos fatores que compõem o CPC (Conceito Preliminar de Curso), utilizado para o cálculo do IGC. O CPC também leva em conta as chamadas “variáveis de insumo” que consideram corpo docente, a infraestrutura e o programa.
                 Na distribuição dos 4.143 cursos, o mapa do CPC aparece dessa forma: 58 cursos de graduação alcançaram nota cinco; 728 obtiverm nota  quatro; 1.608 ficaram com nota três; 575 com nota dois; 19 ficaram com nota um; e 1.155 cursos das áreas avaliadas aparecem “sem conceito”. Neste caso, o curso não teve a nota final porque faltou um ou mais dos itens que compõem o Conceito Preliminar de Curso (CPC).
                  Os pontos avaliados pelo MEC na análise dos cursos, que levaram em conta os requisitos estipulados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), investiga o perfil e a qualidade do corpo docente, infraestrutura da faculdade e do projeto pedagógico institucional dos cursos. Em todos os quesitos a Universidade Federal da Paraíba alcançou um bom conceito com a nota quatro.
                  Na UFPB estudantes de 50 cursos, sendo 46 presenciais e quatro do UFPB Virtual, foram avaliados pelo Ministério da Educação.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário