segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Planeta Júpiter visivel em Conjunção com a Lua em dezembro



Planeta Júpiter visivel nesta segunda-feira, 25 de dezembro.

Calendário astronômico de dezembro/2023


Ontem, 24 de dezembro, a Lua iniciou a sua fase Nova(18h – 19h).

Lua e Planetas amanhã, 26 de dezemvro: a lua e os planetas Vênus e Mercúrio estarão em conjunção, bem próximos do horizonte oeste(18h – 21h).

Veja o planeta Júpiter, maior de todos,  visivel em conjunção com a Lua, na última sexta-feira, 22 de dezembro.




Planeta Júpiter, foto do professor Rafael.



O Júpiter estará e conjunção com o planeta  Saturno,  ficará bem perto e mais acima no céu noturno terão que aguardar até 15 de março de 2080. Depois disso, a dupla não fará aparição semelhante até depois de 2400", diz Hartigan à BBC.

Como fotografar a Lua com planetas?

LEIA MAIS



Você pode tirar uma foto de um planeta perto da Lua com uma câmera profissional ou até mesmo com um smartphone. Confira algumas dicas para te ajudar:

Verifique a previsão do tempo. Abra o aplicativo Sky Tonight e toque no ícone do telescópio na parte inferior. Você verá duas guias: Índice de Observação de Estrelas e Tempo. Selecione a última e encontre a data com o tempo sem nuvens, para que elas não interfiram na sua noite de astrofotografia.


Descubra quando os objetos estão bem posicionados na sua localização. No Sky Tonight, toque no ícone da lupa na parte inferior. Insira o nome do objeto que lhe interessa e toque no ícone de alvo ao lado do resultado de pesquisa correspondente. Quando o aplicativo mostrar a localização do objeto, use o painel na parte superior para percorrer o tempo e determinar o melhor momento para tirar a foto.


Prepare uma moldura. Determine a distância aparente entre a Lua e o planeta e encontre sua altitude usando o Sky Tonight. Em seguida, defina um retângulo grande o suficiente para caber tudo o que você quer na moldura, mas deixe algum espaço. Depois, use uma calculadora de campo de visão para encontrar o tamanho certo da lente para a cobertura.


Traga outra coisa para dentro da foto. Dependendo do seu entorno, pode ser uma árvore ou uma casinha. Veja um exemplo de como um alvo em primeiro plano melhora uma fotografia. Use o modo de RA no Sky Tonight para sobrepor a imagem do céu noturno em seu plano de fundo. Toque no botão azul grande na tela principal para isso.


Use um tripé. Isso ajudará a sua câmera a ficar parada e tirar várias fotos do mesmo ângulo.

Eventos de janeiro 2024

8 de janeiro: Lua perto de VênusHora da conjunção: 20:15 GMT
Distância da conjunção: 5°42'

Em 8 de janeiro, a Lua e Vênus compartilharão a mesma ascensão reta. Observe a cena de manhã cedo, cerca de 2 horas antes do nascer do sol. A Lua estará na constelação de Escorpião e Vênus – na constelação vizinha de Ophiuchus.
9 de janeiro: Lua perto de MercúrioHora da conjunção: 18:49 GMT
Distância da conjunção: 6°35'

Em 9 de janeiro, a Lua e Mercúrio compartilharão a mesma ascensão reta. Mercúrio nascerá pela manhã, cerca de uma hora e meia antes do Sol. Tanto a Lua quanto o planeta estarão na constelação de Ophiuchus.
10 de janeiro: Lua perto de MarteHora da conjunção: 08:32 GMT
Distância da conjunção: 4°09'

Em 10 de janeiro, a Lua e Marte compartilharão a mesma ascensão reta. Marte nascerá uma hora antes do amanhecer e ficará principalmente no céu durante o dia. Tanto a Lua quanto o planeta estarão na constelação de Sagitário.
14 de janeiro: Lua perto de SaturnoHora da conjunção: 09:31 GMT
Distância da conjunção: 4°09'
Hora de aproximação: 11:02 GMT
Distância de aproximação: 1°56'

Em 14 de janeiro, a Lua e Saturno estarão mais próximos no céu. O planeta anelado será visível perto da fina crescente lunar à noite. Tanto a Lua quanto o planeta estarão na constelação de Aquário.
15 de janeiro: ocultação lunar de Netuno

Em 15 de janeiro, a Lua passará na frente de Netuno. A ocultação será visível de Santa Helena; o resto do mundo verá o planeta e a Lua próximos um do outro.
18 de janeiro: Lua perto de JúpiterHora de aproximação: 18:42 GMT
Distância de aproximação: 2°31'
Hora da conjunção: 20:40 GMT
Distância da conjunção: 2°46'

Em 18 de janeiro, a Lua e Júpiter estarão mais próximos no céu. O planeta brilhante será visível perto da Lua meio iluminada à noite. Tanto a Lua quanto o planeta estarão na constelação de Áries.
19 de janeiro: Lua perto de UranoHora da conjunção: 18:11 GMT
Distância da conjunção: 2°47'

Em 19 de janeiro, a Lua e Urano compartilharão a mesma ascensão reta. O planeta pouco luminoso é difícil de ser visto a olho nu; binóculos ou um telescópio ajudarão a encontrá-lo no céu.
Conclusão

Agora você sabe o que são esses pontos brilhantes perto da Lua. Para ver os planetas e as estrelas perto do nosso satélite natural, escolha uma noite sem nuvens e use o Star Walk 2 ou o Sky Tonight para saber quando os objetos celestes estão mais bem posicionados na sua localização. Para uma explicação visual, assista ao nosso vídeo lançado recentemente sobre como identificar objetos brilhantes perto da Lua usando o aplicativo Sky Tonight, passo a passo.

Aprenda sobre as conjunções passadas com a Lua e os planetas que ocorreram em 2022 em nosso artigo separado. Além disso, confira nosso artigo dedicado para saber quando a Lua passou perto dos planetas em 2023.

Com votos de céus claros e boas observações!
Crédito Texto:Vito Technology, Inc.

Eventos de dezembro/2023

01/12 – 31/12

Planetas (18h – 05h): Mercúrio e Vênus estarão visíveis perto do horizonte oeste (região do pôr do Sol), no início da noite, apenas por meia-hora. Até à meia-noite, Saturno e Júpiter estarão visíveis, estando no topo do céu no início do mês e se aproximando da região oeste conforme o passar das noites. Por fim, o planeta Marte estará visível perto do horizonte leste, a partir das 20h30.
01/12

Lua e Planeta (18h – 00h50): a Lua e o planeta Júpiter estarão em conjunção. Uma conjunção acontece quando dois astros, se vistos de um ponto do Universo, parecem estar muito próximos no céu.
07/12 – 31/12

Planetas (18h – 20h30): os planetas Marte, Júpiter, Saturno, Vênus e Mercúrio, os cinco planetas do Sistema Solar que são observáveis a olho nu, poderão ser observados ao mesmo tempo no céu. De leste para oeste teremos: Marte, Júpiter, Saturno, Mercúrio e Vênus, o mais brilhante.
07/12

Lua e Planeta (18h – 18h30): o planeta Marte estará em conjunção com a Lua.
08/12

Lua e Planeta (19h – 05h): a Lua e o planeta Marte estarão em conjunção.

Fase da Lua. A Lua inicia sua fase Cheia.
14/12

Chuva de Meteoros (01h – 06h): pico de chuva da meteoros Geminídeas. Esta chuva tem meteoros bem brilhantes, com radiante na Constelação Ociental de Gêmeos.

Lua e estrela (01h – 06h): a Lua estará próxima de Regulus, a estrela mais brilhante na Constelação Ocidental de Leão.
16/12


Fase da Lua. A Lua chega na sua fase Quarto-Minguante.
21/1

Estação do ano: Solstício de verão. Tem início a estação mais quente e chuvosa do ano para o Rio de Janeiro.
23/12

Fase da Lua: A Lua inicia a sua fase Nova.
24/12 (18h – 19h)

Lua e Planetas: a lua e os planetas Vênus e Mercúrio estarão em conjunção, bem próximos do horizonte oeste.
26/12 (18h – 21h)

Lua e Planeta: a Lua e o planeta Saturno estarão em conjunção.
29/12

Planetas (18h – 18h30): os planetas Vênus e Mercúrio estarão em conjunção.

Lua e Planeta (18h – 23h): a Lua e o planeta Júpiter estarão em conjunção.

Fase da Lua. A Lua chega à sua fase Quarto-Crescente.


Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário