quinta-feira, 19 de maio de 2022

Aula 05 de Instrumentação II, Do que as coisas são feitas? UFCG-2021.2- Professor Rafael, nesta quinta, 19

 Curso de Licenciatura da UFCG, campus Cuité. Tudo é feito de quarks, inclusive, os seres humanos.


Respondendo a pergunta do que a matéria é composta, nesta sexta-feira, 3 de dezembro? Durante a aula da disciplina de Instrumentação e Ciências da Natureza e suas Tecnologias II do Curso de Licenciatura da UFCG, campus Cuité, período 2021.2, cuja aula foi ministrada pelo professor Rafael Rodrigues. Na próxima sexta-feira, 20, teremos a aula 06. Estarei tirando dúvidas ao vivo.

Átomo vem do Grego e significa indivisível. Isso era o que Dalton dizia, em 1803.
Mas, Thompson mostrou que o modelo de Dalton estava errado. O átomo é divisível em partículas menores. A ciência é assim, uma verdade hoje pode não ser amanhã.

A palavra átomo em Grego significa indivisível. Dalton acreditava que a esfera maciça invisível, representando a menor porção da matéria era indivisível e, por isso, chamou de átomo.

Em 1897, Thompson descobriu os elétrons. Em 1911, Rutherford e equipe descobriram o núcleo com partículas com cargas elétricas positivas. Em 1919, o próprio Rutherford descobriu os prótons. Em 1932, James Chadwick descobriu os Nêutrons, partículas sem carga elétrica.

Na década de sessenta do século passado oi descoberto que as partículas que compõem o Núcleo: os Nêutrons e Prótons tinham estruturas, sendo cada uma delas compostas por 3 quarks.

O elétron continua indivisível, sendo até o momento, uma partícula fundamental. Os quarks estão fortemente ligados e são partículas indivisíveis e, por sua vez eles são partículas fundamentais também. Os quarks que compõe a matéria têm os sabores de down e up. Até hoje o homem não conseguiu isolar um quark.


Se você juntar dois ups e um down formará um próton. Se for dois downs e up formará um Nêutron. Veja o vídeo.

 

Esta aula 05 de Instrumentação em Ciência da Natureza e suas Tecnologias II do período 2021.2, hoje, do  curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, ministrada pelo Professor Rafael Rodrigues é parte da Live da disciplina de introdução à Física da UFCG, campus Cuité.

Átomo com átomo forma uma molécula.
 
Duas soluções com compostos inorgânicos — ácido clorídrico (HCl) e cloreto de sódio (NaCl).

A matéria pode ser encontrado no estado sólido, líquido, gasoso ou plasma.
No que o estado físico de maior temperatura tem também a energia alta.  
Veja o que significa ligar um ferro elétrico na tomada, em uma residência na Paraíba, tendo uma tensão de 220V? 
http://rafaelrag.blogspot.com/2022/05/aula-04-de-instrumentacao-ii-diferenca.html?m=1

ALICE (sigla de A Large Ion Collider Experiment) – um dos quatro grandes experimentos do LHC, que envolve cerca de 1,3 mil cientistas de mais de 30 instituições de pesquisas ao redor do mundo, incluindo o IF-USP do Brasil.

Os glúons são  partículas bosônicas de spin 1 mediadoras da interação forte, que acontecem dentro dos hádrons. Os quarks quando interagem eles absorvem ou emitem glúons.  

Os glúons estão para a interação forte assim como os fótons estão para a interação eletromagnética. A interação entre os quarks ocorre com a troca de glúons. Estes são os quanta mediadoras da interação forte. Os fótons  são os quanta mediadoras da interação eletromagnética.  Os quarks são as partículas fundamentais de cargas elétricas fracionárias constituintes da matéria, eles são  de 6 sabores: u-up, d-down, s-strange, c-charmed, b-bottom e t-top. Cda quark te 3 cores vermelho, azul e verde. Levando em conta que para cada quark temos uma anti-partícula,na Natureza existe 36 tipos de quarks. 

Os cientistas ainda não conseguiram isolar um quark, eles existem ligados dentro dos hádrons, ou seja, os 3 quarks dentro de um próton ou nêutron estão sempre ligados pelos campos de força forte. Quando for possível, vamos obter muitas respostas de perguntas que ainda não foram respondidas pelos cientistas.  

Temos 4 interações na Natureza: interação gravitacional, eletromagnética, forte e Fraca. A interação forte é responsável por manter os prótons e nêutrons dentro dos núcleos atômicos devido ao fato dela ser de maior intensidade  do que a interação eletromagnética. Esta é mais intensa do que  a interação eletromagnética.    
Leia mais
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário