UFCG-CES-2021.2 UAFM
Disciplina: Laboratório Didático
Carga Horária/ Créditos: 60 horas/ 04 créditos.
Professor Rafael Rodrigues
Pré-requisitos: Didática (PE1) e Física I-B (F2)
Didática (PE1) e Física I-B (F2
Discussões do conteúdo programático e Avaliação. Ensinar Laboratório de didática para que? Para quem? Qual Física?
1. Justificativa da oferta: Uma disciplina do período
2021.2 do curso de Licenciatura em Física
Carga
Horária/ Créditos: 60 horas/ 04 créditos. Pré Requisito: Prática de ensino de
ciências da natureza e suas tecnologias II (PE5)
Ementa: Uso do laboratório didático, do lúdico
e de ferramentas digitais como alternativas do processo de ensino e
aprendizagem da Física na Educação Básica.
Objetivo: Proporcionar experiências pedagógicas com
utilização de materiais concretos, discutindo limites, possibilidades e
contribuições do uso do laboratório didático e do lúdico no ensino de Física
como estratégias do processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica.
Bibliografia
Básica:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino
Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. VALADARES, E. C.
Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais
reciclados e de baixo custo. 2. ed. - Belo Horizonte: UFMG, 2002. SOUZA, P. H.
Física lúdica: práticas para o ensino fundamental e médio. São Paulo: Cortez,
2011.
Bibliografia
Complementar:
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1998. NITTA, H.; TAKATSU, K.; CO, T. Guia mangá física: mecânica clássica. São Paulo: Novatec Editora, 2010. LEÃO, M. F.; DUTRA, M. M.; ALVES, A. C. T. Estratégias didáticas voltadas para o ensino de ciências: Experiências pedagógicas na formação inicial de professores. 1. ed. Uberlândia– MG: Edibrás, 2018. ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2005. GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física. 4. ed. São Paulo: Edusp, 1998. PIVA JR, D. Sala de aula digital. São Paulo: Saraiva, 2012. PISCHETOLA, M. Inclusão digital na educação. São Paulo: Ed. Vozes, 2016.
Como visto nessa primeira aula de Laboratório de didática de ensino de Física, período atrasado 2021.2, em Física clássica temos os seguintes tópicos: relatividade de Galileu, momento linear, momento angular, as leis de Newton, Trabalho, energia mecânica, oscilações, ondas, Física térmica, eletriciade, magnetismo e eltromagnetismo.
Avaliação
Primeira Nota da disciplina de Laboratório de didática do
Curso de ensino de Física do curso de Licenciatura
em Física da UFCG, campus Cuité, período
atrasado 2021.2: temas propostos pelo professor, no primeiro dia de aula
presencial, disponível no blog ciências
e educação, para quem não pode comparecer.
Tarefas: escolher o seu tema, elaborar um projeto, construir um kit, apresentar para a turma e, em outra oportunidade, levar para uma escola do ensino fundamental
ou médio de Cuité ou outra cidade.
Nota1=(3P+3k+4A)/10
P=projeto, k=kit apresentado na roda de conversa sobre Física no CES e A=apresentação na escola. Cada atividade valendo dez.
Veja algumas fotos registradas hoje, 4 de maio.
Segue os temas escolhidos, na aula presencial, no primeiro dia de aula.
Blog rafaelrag
ok
ResponderExcluir