terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Quatro ministros brasileiros sobrevoaram a área atingida pelas enchentes na Bahia, nesta terça, 28


O ministro da saúde, o paraibano, Marcelo Queiroga e mis 3 quatro outros ministros sobrevoaram a área atingida pelas enchentes na Bahia, nesta terça-feira, 28.

Grande enchente na Bahia causa destruição e transtorno, sendo a maior enxurrada nos últimos 32 anos, deixando 16 mil pessoas sem casa.

O presidente do senado Rodrigo Pacheco e o presidente do supremo tribunal federa (STF) Luis Fux  divulgaram uma nota de solidariedade, nesta terça-feira, 28. Muitos brasileiros estão se mobilizando, uma corrente de solidariedade está sendo realizada nos estados brasileiros,  para ajudar as vítimas em Ilhéus no Sul da Bahia.

Após o nível de água do Rio Cachoeira subir 10m, na última sexta-feira,   que passa pela cidade baiana de Itabuna, agora baixou. Os moradores estão tentando organizar o que sobrou em casa e no comércio. A situação de quem ´perdeu tudo  é muito triste.









Quatro ministros de Estado sobrevoaram hoje (28) as regiões atingidas por fortes chuvas na Bahia, onde anunciaram uma série de ações para auxiliar o esforço de atendimento à população desabrigada e prometeram recursos futuros para a reconstrução da infraestrutura e de moradias.


Leia mais


Pela manhã, os ministros João Roma (Cidadania), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Marcelo Queiroga (Saúde) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) se encontraram em Itabuna (BA), um dos municípios mais atingido, de onde sobrevoaram a região por helicóptero.

Por volta do meio-dia, os ministros deram entrevista coletiva na qual anunciaram as medidas de cada ministério para lidar com a situação de calamidade. Queiroga, por exemplo, disse que uma portaria publicada nesta terça-feira (28) destina R$ 12 milhões do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais comprarem insumos.

O ministro da Saúde anunciou ainda o envio imediato de 100 mil doses para reforçar a vacinação contra a gripe na região, bem como doses para hepatite A e cinco toneladas de insumos hospitalares. Devido às chuvas, algumas localidades perderam grande parte dos remédios e imunizantes. Médicos da Força Nacional de Saúde também estão sendo mobilizados.

Damares Alves anunciou esforços conjuntos com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para prevenir os desaparecimentos e garantir o direito de crianças da região. Os ministro da Cidadania , João Roma, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, por sua vez, prometeram que novos recursos federais serão canalizados num futuro breve para a reconstrução de casas e estradas.

Com informações da agência de notícias.


Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário