quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Ministro de Comunicação Frederico visita a Escola municipal da Vila São João de Alagoa Grande, nesta quinta, 29/01

  

A professora de Ciências da escola Severino Ramalho, Josilene Souza, ministrou mais uma aula de Física para os estudantes do nono ano e participou das experiências de Física realizadas pelo professor Rafael durante a comemoração do dia do Folclore. Ele já tinha feito a sugestão dessa escola ser sede temporária da instlação do IFPB no município de Alagoa Grande, localizada na rota do quilombo Caiana dos Crioulos.

Veja o vídeo no início do evento com as falas das professoras   Tarcisia, professora de ensino religioso e Magna.

Live da comemoração do dia do Folclore, em 2024, com experiências de Física, na escola municipal Severino Ramalho de Alagoa Grande.
  

O professor Rafael Rodrigues do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, ministrou uma Mostra de Física de forma Lúdica e divertida, na escola municipal Severino Ramalho, na Vila São João, usando materiais de baixo custo.



O professor Rafael Rodrigues levou Cida, presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos, para conversar com o ministro Frederico na entrada da casa do suplente de senador André Amaral, no sítio Pedra de Santo Antônio. Os seguranças não deixaram eles entrarem dizendo que não foram convidados.

Já tem 659 escolas públicas atendidas pelo Aprender Conectado, que integra estratégia de universalização do acesso à internet na rede pública de ensino.

A Escola Municipal Emeif Severino Ramalho, em Alagoa Grande (PB), recebeu, nesta quinta-feira (29), a visita do ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, e do diretor-geral da Eace (Entidade Administradora da Conectividade das Escolas), Flávio Santos. Localizada na comunidade Vila São João, a 134 km de João Pessoa, a escola é uma das 659 que já receberam internet de alta velocidade pelo programa Aprender Conectado no estado.

A agenda marca o avanço da política de conectividade educacional na Paraíba, onde mais de 66.507 mil estudantes da rede pública já têm acesso à internet de qualidade nas escolas. A iniciativa é executada pela Eace e integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), coordenada pelos ministérios da Educação e das Comunicações, que vai levar internet de alta velocidade a 138 mil escolas públicas brasileiras. Dentro dessa estratégia, o Aprender Conectado é responsável por conectar 40 mil escolas.

Com foco em reduzir desigualdades, o programa prioriza escolas em áreas de maior isolamento digital, implantando infraestrutura de conectividade em localidades que historicamente enfrentaram ausência ou precariedade de acesso à internet. Na Paraíba, a previsão é alcançar 1.732 escolas.

O impacto se repete em escala regional. No Nordeste, o Aprender Conectado soma 7.238 escolas conectadas e 786.278 estudantes beneficiados. Em todo o Brasil, o programa já alcançou 17.640 escolas, beneficiando 1.760.514 alunos.

Com a conectividade, as escolas passam a integrar o ambiente digital às práticas pedagógicas, ampliando o acesso a plataformas educacionais, conteúdos online, ferramentas de gestão e recursos que apoiam o ensino e a aprendizagem.

SOBRE O APRENDER CONECTADO

Implementado em 2022, o projeto é uma das principais iniciativas federais de universalização da conectividade escolar. A Eace é responsável pela infraestrutura, monitoramento, operação e manutenção do serviço, garantindo qualidade e estabilidade no acesso à internet das unidades atendidas.

Assessoria EACE

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário