sábado, 30 de julho de 2022

Barragem Nova Camará está com muita água e precisando de manutenção.Veja o vídeo.


 

No momento está chovendo em Alagoa Grande e a previsão é de muita chuvas ainda hoje, à noite. Sendo que a população deste município não esqueceu a  tragédia de Camará, em 17 de junho de 2004, devido a falha em sua construção no município de Alagoa Nova-PB.

Um internauta registrou hoje algumas imagens, mostrando falhas na estrutura  da  Barragem de Camará. Ela  recebeu muita água de chuvas e está quase cheia, precisando de manutenção urgente.

O deputado Bosco Júnior tomou conhecimento da situação da barragem de Camará e tranquiliza a população de Alagoa Nova, Alagoa Grande e Mulungu, neste sábado, 30 de julho.

Repórter de Alagoa Grande-PB Gustavo Chaves fazendo  o alerta para os poderes públicos públicos.

Triste Lembrança

Com menor quantidade de água,  há 36 anos atrás,  com o arrombamento da barragem de Camará a Cidade de Alagoa Grande-PB foi parcialmente destruída e, por isso, os vereadores e moradores fizeram manifestações pedindo a construção da barragem de Pitombeira e não aceitaram a água de Camará. O Sr. Vanildo Pereira foi um dos apoiadores desse movimento. O deputado Bosco Júnior  defendeu a população também.

No dia da tragédia, o professor Rafael estava chegando em Alagoa Gande com Bibiu do Jatobá e escutaram sobre o arrombamento da barragem de Camará na rádio cultura de Guarabira. Bibiu pensando que não aconteceria nada foi para casa. O professor Rafael acreditando que seria uma grande enchente ficou avisando aos moradores da rua do Rio e vizinhança, sempre passando na casa do ex-prefeito Bôda, mas ele não estava na cidade.  Na última fez que o professor Rafael estava saindo da Rua do Rio viu a água  chegando e invadindo as casas. O professor Rafael imediatamente voltou para a sua casa e retirou sua família, colocando os móveis no primeito andar, sendo que entrou pouca água na sua casa, na Rua sete de setembo.

Segue os dados da AESA do governo da Paraíba sobre a capcidade de água da barragem Nova Camará, reconstruída no memso local, no município de Alagoa Nova.


Veja algumas imagens da Barragem de Camará, neste sábado, 30 de julho.
















O rompimento da Barragem
Na noite do dia 17 de junho de 2004 a barragem de Camará se rompeu, levando desespero aos moradores das cidades de Alagoa Nova, Alagoa Grande e Mulungu. Mais de três mil pessoas ficaram desabrigadas e quatro morreram. O rompimento causou devastação, a água inundou ruas da parte baixa destes municípios, destruiu imóveis e saiu arrastando tudo pela frente. A tragédia marcou a vida de mais de 800 famílias da área. 
Naquela noite, na ponte da Lagoa Paó, o jovem Wellington, irmão do professor de Química e Física Igonaldo Sobral estava querendo pegar um butijão de gás, mas  a correnteza da água o arrastou e ele foi a óbito. Até hoje, essa lagoa ainda tem sugeiras e aparelhos de eletromésticos da tragédia de Camará. Somente a bomboniere de Toinho, em frente a prefeitura municiapal de Alagoa Grande perdeu dois freezeres e não recebeu sua indenização porque membros da comissão  da tragédia de Camará perderam os seus documentos.

Retrospectiva,

https://rafaelrag.blogspot.com/2022/07/barragem-de-pitombeira-de-alagoa-grande.html

Blog rafaelrag 

6 comentários:

  1. Eletrotécnico Naldo.
    A cidade de Alagoa Grande se encontra em Pânico com a notícia.

    ResponderExcluir
  2. Roberto Pereira.
    O POVO NEM RECEBEU O VALOR DEVIDO DESDE 2004 E JÁ ESTAMOS VENDO OUTRA TRAGÉDIA PRÓXIMO DE ACONTECER EH MINHA ALAGOA GRANDE MINHA PARAÍBA TÁ CHEIO DE POLÍTICO BOM COM VÁRIOS SLOGAN OUTUBRO VEM AÍ VAMOS EXPULSAR ESSES SUGADORES DE DINHEIRO PÚBLICO

    ResponderExcluir
  3. Devido ao arrombamento em 2004, o ex-governador Ricardo poderia ter reconstruída a barragem de Camará em outro local.

    ResponderExcluir

  4. Adrielly Costa.
    Professor Rafael infelizmente estão querendo abafar o caso, e a qualquer momento a tragédia pode acontecer sim, em nossa cidade.
    Não deveria esperar para segunda-feira, a coisa é séria e urgente..
    Depois que o pior acontece ai vem as lamentações!!!
    ALAGOA GRANDE DEVERIA FICÁ EM ALERTA, CARROS DE SOM PELA CIDADE, RADIO LOCAL COMUNICANDO O CASO, MUITOS Ñ TEM ACESSO A INTERNET E NEM ESTÃO SABENDO DO QUE ESTÁ PARA ACONTECER.


    ResponderExcluir