Adendo do blog rafaelrag. Em Alagao Grande, passou de 3 casos ativos da COVID-19 para 11 casos, registrados no dia 1 de junho. Isso é um aumento extraordinário, todo cuidado é pouco.
Em uma semana, a Paraíba teve alta de 159%, João Pessoa, 116%, e Campina Grande, 240%.
O 101º boletim da pesquisa semanal realizada pelo professor Josenildo Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), apresenta dados preocupantes em relação à pandemia de Covid-19. As taxas de crescimento de novos casos na última semana apresentaram grandes elevações em todas as unidades analisadas.
Para o estado da Paraíba, a taxa de crescimento de casos, considerando as duas últimas semanas, teve alta de 159,15%. Já para os municípios de João Pessoa e Campina Grande, as taxas de novos casos apresentaram altas de 116% e 240% respectivamente.
Na capital paraibana, os novos casos totalizaram 549 na semana passada, enquanto que na semana anterior foram 252. Em Campina, os novos casos passaram de 55 para 143 em uma semana.
Para o professor Josenildo Brito, coordenador da pesquisa, a elevação das taxas de novos casos em todas as unidades pode ser oriunda de diversos fatores como o represamento de dados pelo Ministério da Saúde; estagnação do processo de vacinação; retirada das máscaras e afrouxamento das medidas preventivas pela população e, até mesmo a própria sazonalidade do vírus.
Para esta semana, a tendência nas curvas de novos casos e óbitos é de alta na Paraíba e em Campina Grande, com estabilidade de novos óbitos em João Pessoa.
Para os próximos dias, estima-se o total de 606.151 mil casos totais e 10.222 óbitos em toda a Paraíba até 4 de junho. Para Campina Grande, a projeção é de 60.270 mil casos e 1.226 óbitos totais.
Clique aqui para acessar o relatório na íntegra.
(Ascom CCT/UFCG)
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário