quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Saudades da Banda Cabaçal do Quilombo de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande

 Grupo do facebook Quilombo Caiana dos Crioulos faz um importante registro da cultura alagoagrandense. Está em destaque a foto da Banda Cabaçal do quilombo de caiana dos crioulos (Alagoa Grande) tocando no início dos anos de 1970. Foto do Livro Paraíba, memória cultural de Chico Pereira.

Naquela época eu estava estudando na escola estadual de ensino fundamental e médio São José, atual Padre Hildon Bandeira(PHB). A secretaria de cultura e Turismo de Alagoa Grande não pode deixar morrer esta bela tradição dos quilombolas, quando conclui o ensino médio, em 1978, já estava passando esta banda já estava passando por dificuldades.  Professor Rafael Rodrigues.



Blog rafaelrag

5 comentários:

  1. Francimar da AACADE. A Banda assim como a ciranda , pouco valorizada na sua terra natal. A banda foi destaque em outra estados e outras cidades . Aliás não compreendo Alagoa grande cidade com varios marcos históricos e culturais não reconhecidos e valorizado , apenas usados quando convém ....

    ResponderExcluir
  2. Francimar da AACADE. Outro exemplo é a história de Margarida Maria Alves uma mulher reconhecida internacionalmente , marcou a história do Brasil pela luta dos direitos trabalhistas e a cidade fecha as portas para essa história.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Francimar. Vamos cobrar do novo secretário de cultura e turismo de Alagoa Grande.

    ResponderExcluir
  4. Francimar da AACADE. Para tanto professor é preciso conhecimento , gosto, zelo pelas questões históricas e culturais . Espera-se que este novo gestor tenha este perfil. Quão significado histórico ter na cidade um quilombo . Não é para servir de espetáculo negativo para turista e pesquisadores .É e deve ser história viva de resistência e dignidade !

    ResponderExcluir
  5. Tabeliã Iêda Carneiro. A banda de Pífanos de Caiana dos Crioulos teve seu auge quando João Bosco Carneiro foi prefeito, fizeram apresentações em Brasília,Recife e outros locais. Inclusive Bosco, Dr Amaury ( Juiz de Direito) João da Cruz, Promotor de Justiça. Com roupas de designer apropriado, em mescla tudo muito bem apresentado!

    ResponderExcluir