Foi inaugurado no sábado, dia 21 de Novembro, com muita Ciranda, o MUSEU QUILOMBOLA Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande- PB. Um momento cultural bastante esperado por todos os munícipes bem como por todos e todas que fazem e que militam na cultura popular da Paraíba.
Uma quantidade expressiva de pessoas e entidades estiveram prestigiando o evento como, por exemplo, a costureira Nalda Brito, as professoras Marlene Brito e Marilene Sobral, vice-Prefeito Beto do Sindicato, Vereador Josildo Oliveira, pré-candidatos a Vereador Adalto Coutinho, Robertão de Canafístula, Dr. Roberto Luis da EMATER, Escritor José Guedes, Cida de Caiana, Cirandeira e Presidente da Associação dos Moradores do Quilombo de Caiana dos Crioulos, Severino Antonio (Bibiu) do Conselho Estadual de Políticas Culturais, Jéssica do Orçamento Democrático, Oswaldo coordenador do Orçamento Democrático Estadual, Dona Maria Teodósio, Cassimiro Assessor do Vice-Prefeito, Bichek filmagens, Bandinha de Caiana, e outras e outros do Município. Compareceu também Luzia do Movimento de Mulheres do Brejo, Professores da UEPB e da UFPB, AFRORRÓ – Associação dos Artistas de Alagoa Grande, visitantes diversos com destaque para pessoas da África, Venezuela e Espanha, a comunidade quilombola e o povo em geral.
Veja mais imagens
Na oportunidade usaram da palavra diversas pessoas a exemplo de Cida de Caiana que deu as boas vindas aos presentes e falou da luta e do apoio da comunidade para a edificação daquela obra que “pretende manter viva as raízes da comunidade para que as gerações futuras possam seguir os bons exemplos deixados pelos antepassados conservando sul cultura e sua luta”.
O Vice-Prefeito Beto do Sindicato prometeu “lutar para que o museu tenha condições e apoio para continuar crescendo e irradiando cultura e sabedoria”. O Vereador Josildo Oliveira disse que “estava atento no encaminhamento de propostas de Políticas Públicas para que o museu fosse amparado e divulgado para que o seu nome acompanhasse Brasil afora o nome que hoje tem as Cirandeiras de Caiana. Viabilizar a sustentabilidade daquele equipamento na prática, eis o objetivo”. O Coordenador do Orçamento Democrático do Estado, Sr. Oswaldo, falou que o Governo do Estado já carreou benefícios que somam em torno de Vinte e Seis Milhões de Reais para o Município, com destaque para a Barragem de Pitombeira, mas “que a divida continua principalmente para com a comunidade quilombola que tem como prioridade agora a construção asfáltica da estrada que corta o quilombo de ponta a ponta melhorando o acesso a grandes centros como Campina Grande”.
Na oportunidade o escritor José Guedes fez a doação de diversos volumes de seu mais novo livro ”Causos no Cotidiano dos Oficiais de Justiça” e contou passagens da história e do povo quilombola. O Conselheiro Estadual de Políticas Culturais, Severino Antonio (bibiu do jatobá) falou do momento histórico que a inauguração deste museu representa para a cultura de Alagoa Grande e da Paraiba. “É mais um equipamento cultural que se soma a outros tantos equipamentos existentes no Município como o Museu Casa de Margarida Maria Alves, o Memorial de Jackson do Pandeiro, o Teatro Santa Ignez, os Engenhos e outros equipamentos que fazem de Alagoa Grande um dos municípios detentores de maior diversidade cultural do brejo paraibano, fato que muito contribui com o crescimento do turismo na região”.
Foi realmente um momento marcante onde a comunidade de Caiana dos Crioulos aproveitou o momento em que acontecem as manifestações da Semana da Consciência Negra e abre as portas de mais um equipamento cultural que ao lado da Igreja de Santo Antonio, da Pedra do Reino Encantado, da Bandinha de Pífanos de Caiana, das Cirandeiras de Caiana, do Grupo de Capoeira Badauê dos Palmares e do Grupo de Dança jovem A Cor da Terra, se transforma na comunidade que mais preserva suas raízes e oferece a maior quantidade de atrativos culturais em um só local. Caiana dos Crioulos por si só tem a oferecer um excelente Roteiro Cultural onde o turista em geral ainda desfruta da excelente gastronomia local que ao lado da Ciranda, do Forró e do Coco de Roda, constitui um momento de cultura e lazer dos mais ricos e raros da região Nordeste.
O Museu Quilombola será administrado pela Associação dos Moradores do Quilombo Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande e ficará aberto diariamente oferecendo aos visitantes o acesso a valiosas peças preservadas dos antepassados, um rico acervo fotográfico, e uma lojinha oferecendo produtos da comunidade como Fotos, Cds e Dvds, um rico Artesanato, Livros, Doces e Bolos produzidos pelos comunitários e uma recepção carinhosa, festeira e alegre que só os moradores desta comunidade tem como atrativo característico de boas vindas á todos os turistas e estudiosos que ali chegam, diariamente de toda a região, do Brasil, do mundo em fim.
Edição, texto e fotos de bibiu do jatobá.
Blog rafaelrag com texto e fotos de Bibiu do Jatobá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário