O ministro da educação Camilo Santana e Lula estão pensando que o terreno doado por André Amaral é no Quilombo da terra de Margarida Maria Alves, para a construção do campus do IFPB no município de Alagoa Grande. Sendo que fica a 23km do quilombo Caiana dos Crioulos.
Se André Amaral quisesse poderia doar o terreno na saída de Areia, próximo do centro da cidade de Alagoa Grande e distante 13km do quilombo. É simples assim.
No encontro do ministro Camilo Santana, André Amaral Filho, prefeito Bosco Neto, suplente de senador André Amaral, reitora Mary Roberta do IFPB e equipe, o ministro de educação foi o único que fez referência ao quilombo de Alagoa Grande-PB, mas ainda não aprendeu o nome: Caiana dos Crioulos, um pedaço da África no Brasil, símbolo da residência e agora com as novas graduadas quilombolas será o local do desenvolvimento da cultura Afrodescendente. Professor Rafael Rodrigues.
No ano passado, o suplente de senador André Amaral falou para Lula que tinha um terreno na região quilombola Zumbi de Alagoa Grande. Imediatamente Lula perguntou, você vai doar 5 hectares para a construção do campus do IFPB? André Amaral respondeu que sim. Está tendo um grande equívoco, qual é?
O distrito de Zumbi não é o quilombo de Alagoa Grande. O nome Zumbi não é em homenagem a Zumbi dos Palmares, mas é em homenagem a um cavalo.
Por que Cida, a presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande não foi convidada para esse encontro?
Por que o prefeito Bosco Neto não contratou ainda as graduadas quilombolas Poliana Nascimento, em matemática (UFCG, campus Campina Grande) e Daiane Lima em Educação do Campo (UFCG, campus Sumé)? Ambas quilombolas concluíram os seus cursos de graduação em 2024.
Será que a reitora do IFPB está sabendo que as estudantes Quilombolas do IFPB são do quilombo Caiana dos Crioulos. Duas delas estão sem transporte para viajar com outras colegas da UFCG, saindo do quilombo para Campina Grande. O professor Rafael Rodrigues está fazendo uma campanha para ajudar nas despesas com esse transporte e no seu próximo programa informativo GEMAG, na rádio Piemonte FM e transmitido pelo seu blog ciências e educação ele vai dizer quanto arrecardou e os nomes de quem contribuir.
Mary Roberta, é doutora em Engenharia de Processos, ela foi eleita reitora do IFPB no período do quadriênio de 2022 a 2026.
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário