Páginas

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Aulas 29 e 30-25.1-Instrumentação I, velocidade média das moléculas, as Leis da Termodinâmica e Entropia, ministrada pelo professor Rafael, nesta sexta, 19 de setembro,

Aula 29-25.1-Instrumentação I. Penúltima semana de aula da UFCG, período atrasado 2015.1. Em seguida veremos a aula 30, tendo o vídeo da Live de hoje, 20 de setembro.

 

 Hoje, 19 de setembro,  teremos a aula 29 da disciplina de de instrumentação I, UFCG-2051.1, será a Live18 de introdução à Física, transmitida pelo blog rafaelrag. 

Esta live  foi transmitida direto da serra de Paquivira via satélite. A qualidade do sinal de transmissão não é boa. Esse é um dos problemas das aulas remotas, nem sempre a qualidade das da imagem é de boa visibilidade e nem sempre os estudantes do interior tem internet de boa qualidade.

Vamos estudar essa semana Calorimetria, Trabalho termodinâmico e as leis da termodinâmica e entropia. Iniciaremos a aula de hoje fazendo uma revisão da aula anterior.


 

Segue no grupo de whatsapp da disciplina, a  Lista de exercícios  sobre termodinâmica em PDF.




A aula 29 de Instrumentação I, nesta sexta-feira, 19 de setembro, ministrada pelo professor Rafael, dando continuidade ao estudo de Física Térmica, será visto a velocidade média das moléculas de um gás ideal, as Leis da Termodinâmica e Entropia, será disponível no blog ciências e educação.

Um processo irreversível é aquele processo  que não acontece espontaneamente. Vai mas não volta.  No caso contrário é dito reversível.  Fluido operante: agentes intermediários, recebe uma certa quantidade de calor faz um trabalho e perde uma quantidade de calor sob forma de vapor, energia, etc.  Entropia, fornece uma direção e o grau de ordenação. 

Aula 30-25.1-Instrumentação I,  velocidade média das moléculas, as Leis da Termodinâmica e Entropia.

Lei zero da  termodinâmica

Considere dois  sistemas A e B em equilíbrio térmico com um sistema C, então A e B estão em equilíbrio térmico também.  

Primeira Lei da termodinâmica

A primeira lei da Termodinâmica é uma generalização do princípio de conservação de energia, levando em conta a energia térmica em forma de Calor. Ela relaciona o calor com a variação de energia interna e o trabalho realizado pelo sistema.

Se um sistema termodinâmico recebe uma quantidade de energia térmica  ΔQ, sofrerá uma variação de energia interna  ΔU e realiza um trabalho W, resulta em.

 ΔQ= ΔU+W

Definição de pressão P

P =F/A
Com F sendo a força e A a área da superfície em que atua a força F.
Unidades de pressão:
No SI: Pa(pascal) é igual a um newton por metro quadrado.
1Pa=N/m2
que está relacionada a pressão atmosférica (atm),devido ao peso da mistura de gases:

1atm=76cmHg=760mmHg=1,013x105N/m2

(mmHg-significa milímetro de mercúrio. Lembre-se que 1cm=10mm, 1m=103mm.)

A pressão atmosférica foi medida pela primeira vez pelo discípulo de Galileu, Torricelli,  em 1643. Ele usou um tubo cheio de mercúrio com uma das extremidade aberta e colocou dentro de uma vasilha contendo mercúrio e observou que o fluido dentro do tubo ficou a uma altura de 76cm da superfície. 
                                                   Torricelli
Agora iremos fazer aplicaçõe de Trabalho em Termodinâmica
Trabalho em Termodinâmico

Considerando um sistema termodinâmico sob uma pressão constante, então a força será constante e, o trabalho termodinâmico realizado para levar o sistema de um estado inicial ao estado final, torna-se:

W=FD=PAD=PΔV
(pressão vezes a variação de volume).

Portanto, em uma expansão o trabalho será positivo, pois ΔV>0. No caso de uma compressão, W<0, pois ΔV<0. 



Se for dado um diagrama PV  (pressão versus o volume), o trabalho será a área abaixo da curva.

A pressão varia com a altitude.



Máquina Térmica

Enunciado da segunda lei da termodinâmica, para uma máquina térmica.
 
É impossível existir um processo cíclico em que uma máquina térmica transforme integralmente em  trabalho, retirando calor Qq de um reservatório de uma fonte a temperatura quente Tpara um   reservatório de uma fonte a temperatura fria TF, realizando um trabalho termodinâmico W= QQqF,  sem perder energia térmica QF, para a fonte fria. 

Rendimento

𝜼=W/Qq
ou seja,
𝜼=(Qq-QF)/Qq=Qq/QqQF/Qq=1- QF/Qq

Portanto, o rendimento torna-se:

𝜼=1- QF/Qq

Exemplo: Considere uma excelente máquina térmica operando em ciclo transferindo 400J de uma fonte quente, realiza trabalho, liberando  50J para uma fonte fria. 
a) Qual o rendimento?
b) Qual o trabalho termodinâmico  realizado?

Solução

a)  Dados:  QF=50J e Qq=400J
Rendimento
𝜼=1- QF/Qq=1-50/400=1-1/8=7/8=0,875=87,5%

b) Trabalho
W=Qq-QF=(400-50)J=350J


Refrigerador

Enunciado da segunda lei da termodinâmica, para um Refrigerador.
 
É impossível realizar um processo ciclo, cujo o único efeito seria   retirar calor Q_f de um reservatório de uma fonte a temperatura fria T_f para um   reservatório de uma fonte a temperatura quente T_q, sem realizar trabalho W.  Na geladeira, esse trabalho termodinâmico W é realizado pelo motor e o compressor.



Entropia e Segunda Lei da termodinâmica. Um processo irreversível é aquele processo  que não acontece espontaneamente. Vai mas não volta. Exemplo, quando uma panela com feijão derrama sobre uma mesa, é impossível o feijão retornar para a panela sozinho.  

No caso contrário é dito um processo reversível.  Fluido operante: agentes intermediários, recebe uma certa quantidade de calor faz um trabalho e perde uma quantidade de calor sob forma de vapor, energia, etc.  Entropia, fornece uma direção e o grau de ordenação: A variação de entropia, para uma variação infinitesimal da temperatura  é definida por

ΔS > ⌠dQ/T     ou     ΔS= ⌠dQ/T 

O sinal de maior é para um  processo irreversível e o sinal de igualdade é para um sistema termodinâmico reversível, definida pelo Físico alemão Rudolph Clausius(1822-1888), no estudo de fenômenos naturais.  

No caso de uma transformação isotérmica, isto é, quando a transferência de calor é realizada   a temperatura constante, a entropia torna-se:

ΔS > Q/T (processo irreversível )    
ou    
 ΔS= Q/T (processo reversível ) 

Considere um gás em contato com um reservatório de calor sob um processo (de transferência de calor)  isotérmico. Note que, para o gás, 

ΔSg= - Q/Tq<0. 

Para o reservatório, 

ΔSR= Q/TF>0. 

A variação total da entropia do sistema  gás mais reservatório é positiva,  

ΔS=ΔSg+ΔSFQ/TF-Q/Tq>0.


Máquina Térmica Ideal, operando em ciclo



No caso de máquina térmica reversível, ideal de Carnot,  que opera em ciclo, absorvendo energia em forma de calor de uma fonte quente,  Q_q, realiza trabalho W e libera calor para a fonte fria, Q_F, a entropia total é nula. 

ΔS=ΔS_g+ΔS_F=Q_q/T_q-Q_F/T_F=0.

ΔS=ΔSg+ΔSFQq/Tq-QF/TF=0.

Portanto,


Qq/QF=Tq/TF(Temperatura da fonte quente dividida pela temperatura da fonte fria.)

Neste caso, o rendimento torna-se:


𝜼=1-Tq/TF

Para um sistema isolado a entropia ou se mantém constante (em processo reversível) ou aumenta com o passar do tempo (em processo irreversível). Os processos da natureza ocorrem sempre no mesmo sentido. Quanto maior a desordem de um sistema  maior a variação de sua entropia.

 
                            Velocidade média das moléculas de um gás ideal
                               Vimos a definição do número de moles
Leia mais

Veja a lista de Exercícios




Quem ferve mais rápido o leite  ou a água?

A água tem um ponto de ebulição de 100 graus celcius(2012 F-Farenheit), maior  do que o leite. Este é composto de algumas substâncias: lactose(açúcar), proteínas, gordura sais minerais e água. Sendo que 90% do leite é água, que tem um ponto de ebulição de 60 graus celcius e, por isso, o leite ferve mais rápido do que a água. As bolhas de vapor é formada no fundo da panela, próxima do fogo, e sobe para a superfície. Parte da  nata do leite é formada pela gordura e uma proteína solúvel na água, a lactoalbumina, que fica flutuando na superfície. Quando a temperatura da panela chega aos 100 graus celcius, a água ferve.  

Live sobre experiência de Física com materiais de baixo custo, coordenada pelo professor Rafael Rodrigues, na sala de aula 10 do bloco i da central de aula da UFCG, campus Cuité, nesta sexta-feira, 20.



 

Aulas 27 e 28 de ,  Instrumentação I Física Térmica

https://rafaelrag.blogspot.com/2025/09/aula-27-instrumentacao-ii-questoes-do.html


Aula 24-2025.1-Instrumentação I- Pêndulo de Torção e conservação do Momento Angular com o professor Rafael, na sexta-feira, 22/08. Cinemática e dinâmica da rotação. https://rafaelrag.blogspot.com/2025/08/aula-24-instrumentacao-i-pendulo-de.html


Os links das aulas anteriores estão na aula 22.
Aula 22- 25.1 - Oficina de Instrumentação I, tendo a participação do Quilombola Pós-doutorando Willian Santos de Serra do Abreu 
  Na segunda aula desta sexta-feira, 15 de agosto, os estudantes da disciplina de instrumentação I em Ensino de Física descreverão os experimentos... 

Aula 20-25.1-INSTRUMENTAÇÃO I-Experimento VII- Aceleração da gravidade via Oscilações do Pêndulo Simples, professor Rafael, nesta sexta , 08 

Aula 19-Projeto VI: período do oscilador massa -mola 

Blog rafaelrag

Um comentário: