Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. .
83-996151111-tim e WhatsApp ou 83-991838699-claro. Rádio PiemonteFM 993808301.
Páginas
▼
quarta-feira, 23 de julho de 2025
Aula 14-Instrumentação II- Aplicações das leis do eletromagnetismo, ministrada pelo professor Rafael, nesta quarta, 23
Atividades da aula 14, ministrada pelo professor Rafael, nesta quarta-feira, 23, sobre aplicações do eletromagnetismo, na disciplina de instrumentação II do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité.
Guarita da UFCG, campus Cuité.
Divulgamos recentemente que já começou o cadastro para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia(SNCT) 2025.
Veja como foi a atividade eletricidade na SNCT 2017.
Veja o vídeo com o professor Rafael explicando para os estudantes do ensino fundamental, Instalação Elétrica em Residência na escola quilombola Firmo Santino da Silva, em Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande. A Semana Nacional de Ciências e Tecnologia(SNCT) em Alagoa Grande, foi realizada de 23 de outubro a 14 de novembro de 2017. A abertura aconteceu na segunda-feira, 23 de outubro, às 14h, na escola Quilombola Caiana dos Crioulos, EMEF Firmo Santino da Silva. O tema da SNCT 2017 foi Matemática está em tudo.
Eletromagnetismo com Estudantes da UFCG, campus Cuité
Veja os estudantes da disciplina de instrumentação sobre eletromagnetismo pertencente ao curso de Licenciatura em Física, período 2018.2, UFCG, campus Cuité, fazendo algumas demonstrações do pêndulo eletrostático, eletroscópio de duas folhas, lei de Faraday e o motor elétrico.
Veja a apresentação da turma de Instrumentação III, com material de baixo custo, nesta quarta-feira,30 de março, à tarde, penúltima semana de aula do período letivo 2016.2 da UFCG.
INSTRUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA
UAFM-CES-UFCG.
Lista VII- Lei de Ampère e Lei de Faraday: partículas com cargas elétricas em movimento geram campos elétrico e magnético. Uma partícula com carga elétrica em repouso gera campo elétrico.
Professor: Rafael de Lima Rodrigues PERÍODO 2025.1
Questões sobre o Eletromagnetismo do ENEM e Algumas Universidades Brasileiras
Michael Faraday (1791-1867)
1- (UFPR 2010)
O desenvolvimento do eletromagnetismo contou com a colaboração de vários cientistas, como Faraday, por exemplo, que verificou a existência da indução eletromagnética. Para demonstrar a lei de indução de Faraday, um professor idealizou uma experiência simples. Construiu um circuito condutor retangular, formado por um fio com resistência total R = 5 Ω, e aplicou através dele um fluxo magnético Φ cujo comportamento em função do tempo t é descrito pelo gráfico ao lado. O fluxo magnético cruza perpendicularmente o plano do circuito. Em relação a esse experimento, considere as seguintes afirmativas:
A força eletromotriz induzida entre t = 2 s e t = 4 s vale 50 V.
A corrente que circula no circuito entre t = 2 s e t = 4 s tem o mesmo sentido que a corrente que passa por ele entre t = 8 s e t = 12 s.
A corrente que circula pelo circuito entre t = 4 s e t = 8 s vale 25 A.
A potência elétrica dissipada no circuito entre t = 8 s e t = 12 s vale 125 W.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
E) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
2- (FUVEST 2010) Aproxima-se um ímã de um anel metálico fixo em um suporte isolante, como mostra a figura. O movimento do ímã, em direção ao anel:
a) não causa efeitos no anel. b) produz corrente alternada no anel. c) faz com que o polo sul do ímã vire polo norte e vice- versa. d) produz corrente elétrica no anel, causando uma força de atração entre anel e ímã. e) produz corrente elétrica no anel, causando uma força de repulsão entre anel e ímã.
3- (UFMS 2010)
O acelerador LHC colidiu dois prótons, girando em trajetórias circulares com sentidos opostos, sendo um no sentido horário e o outro no sentido anti-horário, veja a figura. Considere que as trajetórias dos prótons antes da colisão eram mantidas circulares devido unicamente à interação de campos magnéticos perpendiculares ao plano das órbitas dos prótons. Com fundamentos no eletromagnetismo, é correto afirmar:
a) A finalidade do campo magnético é apenas mudar a direção da velocidade dos prótons.
b) A finalidade do campo magnético é aumentar a energia cinética dos prótons.
c) O próton que está girando no sentido anti horário está submetido a um campo magnético que possui um sentido que está entrando no plano da página.
d) A força magnética aplicada em cada próton possui direção tangente à trajetória.
e) A força magnética aplicada em cada próton não realiza trabalho.
4- Michael Faraday é o pai da eletricidade. Explique os dois fenômenos de indução eletromagnética abaixo.
5-(UFSC 2010) Pedrinho, após uma aula de Física, resolveu verificar experimentalmente o que tinha estudado até o momento. Para tal experimento, ele usou uma bobina com 50 espiras, um ímã preso a um suporte não condutor e uma lâmpada incandescente de 5 W de potência. O experimento consistia em mover o ímã para dentro e para fora da bobina, repetidamente.
Ao terminar o experimento, Pedrinho fez algumas observações, que estão listadas na forma de proposições.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
a) O módulo da força eletromotriz induzida na bobina é diretamente proporcional à variação do fluxo magnético em função da distância. b) É difícil mover o ímã dentro da bobina, pois o campo magnético de cada espira oferece uma resistência ao movimento do ímã. Isto é explicado pela Lei de Lenz. c) Se a corrente na lâmpada for de 2 A, a força eletromotriz induzida em cada espira da bobina é 0,05 V. d) A frequência do movimento do ímã no interior da bobina não interfere na luminosidade da lâmpada. e) O trabalho realizado para mover o ímã para dentro e para fora da bobina é transformado integralmente em energia luminosa na lâmpada. f) Para haver uma corrente induzida na bobina é necessário que o circuito esteja fechado.
Ok! 👍🏽
ResponderExcluirOk!
ResponderExcluirok
ResponderExcluirOk
ResponderExcluir