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quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Dicas de matemática e redação-ENEM, no quilombo Caiana dos Crioulos, nesta quinta, 31


O professor Rafael e sua filha Camille dando dicas de matemática e redação-ENEM 2024-Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande-PB. Camille fez 940 pontos na redação do ENEM 2023.

Teve distribuição de presentes para as crianças.

Amanhã, sexta-feira. 1 de novembro, não terá aulas na escola quilombola e nas escolas estaduais.

Após a aula de reforço GEMAG, para o ENEM,  nesta quinta-feira, 31 de maio, na escola quilombola Firmo Santino da Silva, no quilombo Caiana dos Crioulos, o professor Rafael Rodrigues registrou o espetáculo da Natureza, o pôr do planeta Vênus.

Veja o vídeo.



Veja mais







Dicas de Redação do professor Rafael e sua filha Camille para o ENEM.

O texto pode ser escrito em 3 partes:

1) Introdução: contextualização do tema,  apresentação das teses que serão escritas no desenvolvimento (podendo ser escrito depois que for feito o desenvolvimento), sendo colocado sempre como a primeira parte da redação.

2) Desenvolvimento: desenvolver as frases escritas sobre as teses, fechamento desse parágrafo com o aprofundamento das teses.

3) Conclusão 

3.1) Resultado: escrever sobre as possíveis soluções para o problema em análise no desenvolvimento.

3.2) Comentário final: afirmação resumida sobre o tema, apresentar as propostas para o enfrentamento do problema em estudo e o fechamento. 

Após tomar conhecimento  do tema proposto, o candidato deve escrever algumas palavras-chaves e algumas frases em um rascunho. Quando for escrever o texto final você deve evitar palavras repetidas, conectivos através de, primeiramente, etc. Escreva um rascunho de sua redação e depois passe a limpo, no local exigido.

Sugestões de tema:  Crise hídrica no Brasil, energia elétrica alternativa, atletas brasileiros em competição internacional,  cultura afrodescendente nos quilombos do Brasil,  CPI-Comissão parlamentar de inquérito, constituída para fazer a investigação de alguma irregularidade nos governos municipais ou estaduais ou federal. 

Matemática

Comece usando o calculadora do seu celular para escrever as famílias dos números.
2x1=2
2x3=6
2x4=8, etc.
Complete


Família do dez. Multiplicando um número  por 10, a gente coloca um zero na frente do número, ou seja, 

5x10= 50
8x10= 80
20x10= 200
300x10= 3000

Família do onze. Multiplicação por 11,

 26x11=2(2+6)6=286, soma-se os dois numeros e o resultado dessa soma a gente coloca no meio.

 Outros exemplos.
17x11=1(1+7)7=187
23x11=2(2+3)3= 253
72x11=7(7+2)2=792

Divisão de fração

(a/b)/(c/d)=(a/b)x(d/c), mantém a primeira fração e multiplica pelo inverso da fração do denominador.

Exemplo: 
(20/3)/(5/3)=(20/3)x(3/5)=20/5=4.
 
Equação do segundo grau é toda equação que tem a maior potência do segundo grau na variável x. 


Com α, b e c sendo constantes Reais. Aqui (α) é diferente de zero. As soluções  são as raizes da equação do segundo grau. Note que tem uma solução com o sinal positivo e  a segunda raiz tem o sinal negativo.

Notação: 
x2)1/2=|x|. 
O expoente 1/2 significa a raiz quadrada. Lê-se a raiz quadrada de x2 é igual ao módulo de x. Lembre-se da propriedade de potenciação: 
xn)m= xnm
Lê-se x elevado a n e elevado a m resulta em x elevado ao produto n vezes m.

Então, 
x2)1/2=x2/2 =x.

Note que se b=0, c=-n. então: αx2-n=0 ⇔ αx2=n⇔ x'=(n/α)1/2
ou x''=- (n/α)1/2.

Exemplo 1) α=2, b=0 e c=-50. Então, a equação do segundo grau fica na seguinte forma: 2x2-50=0 .

Raizes: x'=(50/2)1/2=(25)1/2=5
ou x''=- (50/2)1/2=-5
Portanto, as duas raizes são  x'=5 ou x''=-5.


Exemplo 2). Quais são as raizes da seguinte equação do segundo grau?
 x2+2x-8=0 
 Comparando com a equação do segundo grau,
 
αx2+bx+c=0, 

obtemos:

α=1, b= 2 e c=-8.

Portanto, a primeira raiz com sinal positivo, torna-se:
x'=[-b+( b2 -4αc)1/2]/2α=[-2+(4+32)1/2]/2
=[-2+( 36)1/2]/2
=[-2+6]/2=4/2=2,
ou seja, 
x'=2.

Cálculo da segunda raiz:

x''=[-b-( b2 -4αc)1/2]/2α=[-2-( 36)1/2]/2
=[-2-( 36)1/2]/2
=[-2-6]/2
=-8/2
Então, a segunda raiz é
x''=-4.

Note que, x2+2x-8=(x-2)(x+4).

Portanto, se x2+2x-8=0⇔(x-2)(x+4)=0
Neste caso, 
ou 
x'-2=0 x'=2 
ou 
x''+4=0 x''=-4.

Exemplo 3). Quais são as raizes da seguinte equação do segundo grau?
 x2+2x-3=0.
 
 Comparando com a equação do segundo grau,
 
αx2+bx+c=0, 
obtemos:

α=1, b= 2 e c=-3.
Note que, x2+2x-3=(x-1)(x+3).

Portanto, se x2+2x-3=0⇔(x-1)(x+3)=0
Neste caso, as raizes são as seguintes:
ou 
x'-1=0 x'=1 
ou 
x''+3=0 x''=-3.

Exemplo 4). Quais são as raizes da seguinte equação do segundo grau?
x2-36=0.

Antes de resolver, observe que, x2-d2=(x-d)(x+d), produto da soma pela diferença.

Demonstração, partindo do lado direito iremos chegar no lado esquerdo.

(x-d)(x+d)= x2+xd-dx-d2 =x2-d2
Cqd(como queríamos resolver).

Portanto, se x2-36=0⇔x2-62=0⇔(x-6)(x+6)=0
Neste caso, 
ou 
x'-6=0 x'=6 
ou 
x''+6=0 x''=-6.

Agora, iremos estudar o conceito de Velocidade Média

Na escola da educação básica, você estudou o conceito de velocidade média, taxa de variação da posição pelo tempo gasto, ou seja, v=𝝙X/𝝙t, lê-se delta x por delta t. Com 𝝙X= distância total percorrida e 𝝙t=tempo gasto no percurso total. Unidade no SI:, distância é m(metro), tempo é s(segundo) e velocidade m/s. 

Exemplos. 

1) Qual a velocidade de um carro, para chegar em Juarez Távora-PB,  pela rodovia PB-079 saindo de Alagoa Grande e passando pela entrada do distrito de Zumbi, durante 10 minutos. Lembre-se que a distância percorrida é 18km. Determine a velocidade a) em km/h e b) No SI.
  
Solução

a) 

a) Resolvendo sem operar a divisão 18/10, ou seja,.

v=d/t=18km/10minutos

Como no denominador tem o número 10 e 1h = 60minutos, eu penso em um número que multiplicado por 10 é igual a 60. Neste caso, devemos multiplicar  o numerador e o denominador por 6, obtemos:

v=d/t=6x18km/6x10minutos

⇔v=108km/60 minutos=108km/h.

Note que, no denominador,  substituirmos  60minutos por 1h.

Portanto, a velocidade média é v=108km/h. Esse é  um método muito prático!

No entanto, v=108km/h é uma velocidade muito perigosa, devido as diversas curvas durante o percurso de Alagoa Grande para Juarez Távora.

b) Transformando de km/h para m/s, no SI.

Sabemos que

1h=60 minutos=60x60 s=3600s

1km=1000m

⇔v=108km/h=108 x1000m/3600s

Cortando dois zeros em cima e em baixo, obtemos:

v=108x10m/36s=3x10m/s=30m/s

⇔v=30m/s, no SI.

Pois, dividindo 108 por 36 resulta em 3, ou seja, 108/36=3

Segue outro exercício resolvido. 

Viajando de Caiana dos Crioulos para o centro da cidade de Alagoa Grande-PB, tendo duas velocidades médias diferentes.

Considere um automóvel se deslocando de Caiana dos Crioulos para a Vila São João, percorrendo a distância de 10km em 10 minutos e  da Vila São João para o centro da cidade de Alagoa Grande, percorrendo a distância de 3km em 6 minutos. Determine a velocidade média em cada percurso.

Solução

No primeiro método, multiplicando em cima e em baixo da fração por 60, temos:
v=d/t=10km/10minutos=1  km/minutos=60 km/60minutos.

Como 1h=60minutos, portanto, v=60km/h.

No segundo método, multiplicando em cima e em baixo da fração por 10, temos:
v=d/t=3km/6minutos=10x3 km/10x6minutos=30 km/60minutos=30km/h, pois 1h=60minutos.
 Portanto, v=30km/h.

O tempo total 10minutos+6minustos=16 minutos.

Refazer os exercícios no caderno.

Vamos reformular a questão resolvida, dando as velocidades e calcular o tempo gasto no percurso total.

Considere um automóvel se deslocando de Caiana dos Crioulos para a Vila São João, percorrendo a distância de 10km com a velocidade média de 60km/h e da Vila São João para o centro da cidade de Alagoa Grande, percorrendo a distância de 3km com a velocidade média de 30km/h . Determine o tempo em todo o percurso.


Solução

Basta resolver as equações em cada percurso. Fazendo as substituições direta iremos obter o resultado em hora e depois transformamos para minutos.

No primeiro percurso, temos:
v=d/t⇔60km/h=10km/t⇔t=10h/60=10 minutos

No segundo percurso, temos:
v=d/t⇔30km/h=3km/t
⇔t=3h/30=3x60/30 minutos=3x2 minutos=6 minutos.
Portanto, o tempo total 10minutos+6minustos=16 minuto.

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Onda

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Equação fundamental da onda: relaciona a velocidade da onda com seu comprimento de onda λ e sua frequência f.

v=λf.

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