Páginas

sexta-feira, 17 de março de 2023

Presidente do CNPq ministra palestra no departamento de Fisica da UFPE, nesta sexta, 17


Ricardo Galvão com o mestrando em Física Nallyson de Nova Floresta-PB.

O professor Ricardo Galvão, presidente do CNPq ministra palestra no departamento de Fisica da UFPE, nesta sexta-feira, 17, no auditório do departamento de Fisica do Centro de Ciencias Exatas e Natureza da UFPE.

O ex-ministro de Ciência e Tecnologia do 2o. governo Lula, o professor Sergio Machado Rezende, estava presente. Ele é o orientador do estudante Diego de Sussego-PB, ex-estudante do professor Rafael Rodrigues, no  curso de Licenciatura Plena em Física da UFCG, campus Cuité, primeiro campus universitário do gverno Lula entregue pronto, inaugurado em 9 de agosto de 2006. Hoje, sendo considerado o mais belo campus universitário do Nordeste.

Gostei da palestra. Ele pretende usar a reforma trabalhista, para que futuro doutores continue fazendo pesquisa no país na forma de contratos temporários e não como é hoje com bolsas de estágio de pós-doutorado. Além disso, pretende que o valor seja maior e mais atrativo. E também falou que vai investir mais no PIBIC do ensino médio. Incentivar na base a se tornarem pesquisadores. Com informações do mestrando Nallyson de Nova Floresta-PB, presente ao evento.

O presidente do CNPq, Ricardo Galvão, abordou o papel do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, em evento no CCEN.

O papel do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia foi tema de seminário que ocorreu nesta sexta-feira (17), às 16h, no Auditório Ricardo de Carvalho Ferreira, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife da UFPE. O tema será apresentado pelo presidente do CNPq, Ricardo Galvão, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). O evento é aberto ao público, não sendo necessária a inscrição prévia.

Durante o encontro, Ricardo Galvão fará um breve histórico da contribuição do CNPq na consolidação do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como uma apresentação detalhada de suas ações e programas desenvolvidos nos últimos anos – incluindo o recente aumento no valor das bolsas e perspectivas futuras. O seminário é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica) da UFPE. Será concedida declaração de ouvinte para os participantes.

BIOGRAFIA – Professor titular aposentado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Galvão possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1969), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1972), doutorado em Física de Plasmas Aplicada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (1976) e livre-docência em Física Experimental pela Universidade de São Paulo (1983).

Ricardo Galvão foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2004-2011), diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2016-2019), presidente da Sociedade Brasileira de Física (2013-2016) e membro do Conselho Científico da Sociedade Europeia de Física (2013-2016). Em fevereiro deste ano, Galvão foi nomeado presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É ainda membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências e especialista em física de plasmas e fusão nuclear controlada.


Mais informações

posgrad.df@ufpe.br


Matéria relacionda,
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário