sexta-feira, 7 de julho de 2023

Reforço GEMAG para o ENEM e ENCCEJA, dinâmica na escola Firmo Santino da Silva com o professor Rafael

 Ontem, 6 de julho, o professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité-PB)  e seu filho Renan foram  ministrar aulas do reforço GEMAG para o ENEM e ENCCEJA, na escola Firmo Santino da SSilva, no quilombo Caiana dos Crioulosdas, 8:30h às 11h.

O professor Rafael Rodrigues doou uma assinatura da revista ciência das crianças para a escola quilombola Firmo Santino da Silva.






Lançamento de Projétil no Reforço GEMAG para o ENEM e ENCCEJA na escola quilombola de Alagoa Grande.

 

O professor Rafael Rodrigues explicando como calcular a unicade em termso de unidades funamentais de comprimento, tempo e massa.

   

O diretor Irinei comunica que o retornos das aulas presenciais na rede municipal de ensino será no próximo dia 17 de Julho. Na rede estadual de ensino o retorno acontecerá as aulas será na próxima seunda-feira, 10.

   

Veja mais imagens




Principio fundamental da dinâmica: 2a. Lei de Newton(1667).
Agora, vamos estudar a aplicação de vetor força. Às grandezas Física s são divididas em dois grupos: escalar e vetor. 
Uma grandeza Física escalar é completamente caracterizado por um número e unidade. Exemplos:  massa, tempo, energia, volume, etc. Se você chegar em uma padaria e pedir 200g de bolo o comerciante irá entender. 

Uma grandeza Física vetorial, além do número e unidade precisa de direção para ficar completamente caracterizada. Exemplos: velocidade, aceleração, força, etc. 

Durante a peste negra na Inglaterra, no século XVII, Newton foi estudar no sítio de seus avós. Naquela época, ele já conhecia a cinemática de Galileu, o estudo do movimento sem se preocupar com as suas causas: Movimento retilíneo uniforme (MRU com velocidade constante e a queda Livre(um corpo caindo no vácuo, isto é, o corpo cai em um ambiente sem o atrito viscoso do ar) é um Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV, velocidade variável e aceleração constante).

1a. Lei de Newton. É a lei da inércia. Diz que um corpo está em repouso ou em MRU a não ser que alguma força atue sobre ele.  Exemplo: se você está dentro de um carro em movimento e o motorista pisa no freio, a tendência é você continuar em movimento.

3a. Lei de Newton. É a lei da ação e reação. Elas atuam em corpos diferentes.  Exemplo, quando você empurrar uma parede sentirá uma força contrária, da parede empurrando você. A ação e reação tem mesmo módulo (intensidade) e sentido contrário. 

2a. Lei de Newton; força resultante é igual ao produto da massa vezes a aceleração adquirida, devido a aplicação de uma ou mais forças (força resultante), 

F=Mꭤ

F é o vetor  força resultante: soma vetorial de todas as forças aplicadas ao corpo de massa M.
M é a massa constante e 
 é a aceleração.


As grandezas Físicas são divididas em dois grandes grupos escalar e vetor. O que é uma grandeza Física escalar? Escalar é completamente é caracterizado pelo número e unidade. Exemplos: massa, tempo, energia, etc. Se você chegar em uma padaria e pedir 200g de bolo, o comerciante irá entender.

O vetor é caracterizado pelo número, unidade e direção. Exemplo, se alguém chegou na escola quilombola e informou que o professor Rafael passou na Vila São João de carro a 40km/h, faltando uma hora para começar a  aula, ele irá chegar a tempo?  Para responder é preciso perguntar a direção se o professor Rafael estava vindo para o quilombo, a resposta é sim. Mas, se ele estava indo para a cidade de Areia e depois viajaria para o quilombo, a resposta é que ele chegaria atrasado. 

Podemos representar o vetor com a letra em negrito ou a letra com uma seta em cima.

Exemplo: considere duas pessoas puxando uma caixa para cima, qual  será a direção da  terceira força aplicada sobre a caixa, para ela  ficar em equilíbrio estático?

Solução




Em uma experiência de F;isica verificou-se que a força é proporcional ao quadrado da velocidade. Qual a unidade de medida da constante de proporcionalidade, em termos das unidades fundamentais de medidas de comprimento, tempo e massa?

Solução






Peso é a força de atração, quando você estiver na superfície da Terra.

Peso na superfície da terra é a massa multiplicada pela aceleração da gravidade 
g= 9,8 metros por segundo ao quadrado. Quando o homem pisou na superfície da Lua, a sua massa não mudou. Mas, a gravidade é 6 vezes menor do que a gravidade na terra, ou seja gL=g/6.







Essa segunda questão é uma aplicação do conceito de trabalho em mecânica, como visto no início dessa postagem.

Resolver no papel, baseado na explicação do professor Rafael, em sala de aula.

Veja uma tabela das funções trigonométrica cosseno e seno, no círculo de raio um. Note que no eixo vertial o seno vale um e o cosseno zero. No  eixo horizontal ocorro o contr;ario, o cosseno vale um e o seno zero. O primeiro ângulo é zero e está na horizontal, girando no sentio anti-horário, o próximo ângulo é 𝝿/2, 𝝿, 3𝝿/2 2 2𝝿. Note que 𝝿/2 é um ângulo de 90 graus.

De acordo com esta tabela, temos:

Cos(0)=1=sen(𝝿/2), sen(0)=0=cos(𝝿/2), 

cos(𝝿)= -1=sen(3𝝿/2), sen(2𝝿)=0 e cos(2𝝿)=1. 


Foi visto, em aulas do reforço GEMAG anteriores.

Revisão de Cinemática. Considere que você gastou 15 minutos para viajar de moto do início do calçamento do quilombola Caiana dos Crioulos para a cidade de Alagoa Grande, percorrendo uma distância de 12km. Qual a velocidade média de sua moto, em km/h?

Solução

velocidade média é definida pela razão entre a distância total e o tempo gasto, isto é, V=d/t.
Dados: d=12km e t=15 minutos(min). Então,

d=d/t=12km/15min

Neste caso, para transformar de km/minuto para km/h, devemos multiplicar por 4 o numerador e o denominador, pois sabemos que 4x15=60 e 1 minuto =60h.

d=d/t=12km/15min= 4x12 km/4x15 min=48 km/60min=48km/h ⇔ v=48km/h.


Outro exemplo. Saindo do centro de Caiana dos Crioulos a distância é de 13km, até o centro da cidade de Alagoa Grande. 

Solução

Dados:
d=13km e t= 13minutos. Portanto, 
v= 13km/13min=1km/min= 60km/60min=60km/h ⇔ v=60km/h. É uma velocidade muito alta, correndo risco de vida, devido aso buracos. Se fosse uma estrada asfaltada seria razoável.


 
Aceleração Média

A aceleração média é a variação da velocidade dividida pela variação do tempo, a saber:

a=ΔV/Δt.

Unidade no SI:  m/s2.

Exemplo: Um automóvel percorre uma pista retilínea com aceleração constante. Num determinado instante, sua velocidade é de 360km/h e 10 segundos depois 144km/h. Qual a aceleração do automóvel, no SI?

Solução.

A aceleração é a variação da velocidade dividida pela variação do tempo.
Antes de fazer os cálculos você deve transformar as velocidades para o SI.

Lembre-se: 1km=1000m e 1h=3600s. Agora, você poderá transformar as unidade de velocidade de km/h para m/s. Pois, a unidade de distância no SI é m(metro) e a unidade de tempo no SI é s(segundo).


Solução.


A aceleração média é dada por:

a=ΔV/Δt.

Antes de fazer os cálculos você deve transformar as velocidades para o SI.


Lembre-se: 1km=1000m e 1h=3600s. Agora, você poderá transformar as unidade de velocidade de km/h para m/s. Pois, a unidade de distância no SI é m(metro) e a unidade de tempo no SI é s(segundo).


Dados: 
Δt=10s

V_1=360km/h=(36x1000/3600)m/s=10m/s

 V_2=144km/h=(144x1000/3600)m/s=(144/36)x10m/s==4x10m/s=40m/s

ΔV= V_2 - V_1= (40-10)m/s= 30m/s

a=ΔV/Δt=(30/10)m/s= 3m/s2.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário