Trabalho visa gerar sistemas de IA por meio de linguagens naturais.
Uma equipe do curso de Ciências da Computação conquistou mais um prêmio acadêmico para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desta vez na 31° edição do Simpósio de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2025), que aconteceu na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.
Formada pelos alunos André Neves, Beatriz Furtado, Caíque Campelo, Daniel Mantovani, Débora Souza, Gabriel Souza e os professores Leandro Balby e Eliane Araújo, a equipe venceu o prêmio de melhor artigo na trilha de ferramentas e aplicações (WFA), desenvolvendo um trabalho que propõe um sistema inovador de Inteligência Artificial (IA) que gera sistemas de IA por meio de linguagens naturais.
"O Yuma busca democratizar o acesso à construção de sistemas de IA, possibilitando que pessoas com pouca ou nenhuma experiência técnica possam projetar soluções inteligentes supervisionadas por agentes especializados", explica o professor Leandro Balby.
Segundo ele, os próximos passos do projeto incluem adotar suporte a sistemas mais complexos, ampliar os testes da supervisão humana com princípios de engenharia de software, responsabilidade, auditoria de decisões e segurança no uso de IA, além da busca pela melhoria na usabilidade para usuários.
"O prêmio no WebMedia reforça a posição da UFCG como um dos polos mais importantes do país em pesquisa aplicada em Inteligência Artificial, especialmente em sistemas multiagentes, engenharia de software inteligente e agentes autônomos guiados por linguagem natural", comemorou.
O trabalho integra esforços do projeto Agents4Good, parceria entre a Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC) da UFCG e o instituto Kunumi, que visa desenvolver tecnologias de IA voltadas para impacto social.
(Ascom UFCG)
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:
Postar um comentário