Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Iniciação Científica nas universidades e IF's

 


Adendo do blog rafaelrag. Na cota de auxílio da pesquisa desenvolvida na UFCG, o orientador de iniciação científica não recebe bolsa, somente o estudante recebe uma bolsa de estudos, atualmente no valor de R$700, 00. Um fato curioso é criar cláusula que não permite a identificação do orientador no processo seletivo de trabalhos de orientação voluntária.

A iniciação científica é um programa de formação do ensino superior que tem por objetivo fomentar a produção e o pensamento científico entre os estudantes de graduação.

Leia mais.


Os participantes de projetos de iniciação científica desenvolvem pesquisas que promovem revisões de temas relacionados a seus cursos, apresentam novas teorias e explicações, bem como aplicam pesquisas de campo.

O trabalho da iniciação científica conta com a supervisão de um professor que acompanhará o estudante no percurso de desenvolvimento da pesquisa. Para iniciar uma pesquisa é necessário, antes de tudo, propor uma questão-problema que deve ser respondida ao final do estudo.

Participar de iniciativas como essa possibilita ao estudante vivenciar a rotina de um cientista. Confira as principais etapas de uma pesquisa de iniciação científica:

  • Selecionar e ler publicações sobre o tema. Essa etapa é conhecida como levantamento bibliográfico; 

  • Coletar os dados da pesquisa: essa coleta pode ser feita em pesquisa de campo, como, por exemplo, observar determinado fenômeno, por aplicação de questionários em determinado público, dentre outras maneiras;

  • Aplicar procedimentos de análise dos dados coletados. 

Ao final da participação, geralmente os estudantes escrevem um artigo científico ou mesmo apresentam os resultados de suas pesquisas em eventos científicos.

Como funciona a iniciação científica?

Cada instituição de ensino superior possui a sua forma de inscrever e selecionar propostas de pesquisa para o programa de iniciação científica. O estudante interessado em se inscrever nesse tipo de iniciativa deve estar atento às etapas do processo seletivo.

A participação em um programa de iniciação científica exige a entrega de um projeto de pesquisa sobre determinado tema com a definição de como o trabalho será desenvolvido. Dessa forma, uma boa dica aos estudantes interessados é procurar professores que estudem temas de interesse para poderem submeter a proposta de pesquisa juntos. 

Há a possibilidade dos estudantes participarem de programas de iniciação científica em outras instituições de ensino, bem como em centros de pesquisa. Essas oportunidades se tornam interessantes para o estudante vivenciar essa atividade em novos espaços. 

A participação nesses programas pode ocorrer de forma voluntária ou com a remuneração de uma bolsa.

Processo seletivo do PIBIC na UFCG é desigual 

Se for falar em administração na UFCG, campus Cuité, são muitas reivindicações que ainda não aconteceram: são 19 anos sem ar condicionado nos ambientes dos professores, as bolsas de iniciação científica do PIBIC, é a maior humilhação para um professor de Curso sem mestrado, quando ele entra em uma concorrência desigual, competindo em pé de igualdade com professores de cursos de engenharia elétrica, ciências da computação, etc Quando o professor Rafael Rodrigues foi o primeiro assessor de pesquisa do CFP, em Cajazeiras, conseguiu dez bolsas de estudos do PIBIC somente para o CFP.


Blog rafaelrag 



Nenhum comentário:

Postar um comentário