Páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Aula 12-Instrumentação II- Indução eletromagnética - Lei de Lenz ministrada pelo professor Rafael, nesta quarta, 16

 

Professor Rafael Rodrigues visitando a escola estadual de ensino fundamental e médio José Vitorino de Medeiros,  na cidade de Sossego, no Curimataú paraibano.

Nesta aula 12-Instrumentação II, continuando com  a investigação da indução eletromagnética, explicaremos a  Lei de Lenz, que explica o sinal negativo na lei de Faraday,  ministrada pelo professor Rafael, nesta quarta-feira, 16.

Foi visto as leis de Ampère e Faraday.

Campo Magnético: força magnética e lei de  Ampère.
Uma partícula carregada em movimento gera um campo magnético, tendo uma força magnética lateral,   F_m, 
  F_m = qvxB


Regra da mão direita

A palma da mão indica o sentido do vetor força magnética, o dedo polegar indica o sentido do vetor velocidade e os demais dedos da mão direita o sentido do campo magnético.


O campo eletromagnético se propaga em uma direção perpendicular a vibração de ambos campos elétrico e magnético. Veja a onda eletromagnética se propagando.


Observe  que as linhas de força do campo magnético em um ímã. Elas saem do polo Norte e entram no polo Sul.


 Lei de Faraday 
 
Nesta aula, vemos a construção de kits de circuitos com  eletroimã, motor elétrico e a explicação da Lei de Faraday no nível universitário e no nível do ensino médio.

A lei de Lenz do eletromagnetismo explica o sinal negativo na  lei de Faraday, no nível do ensino médio, temos: 

𝜀= −ΔΦ/ Δt , 

com a variação do fluxo magnético, no ensino médio, sendo dado por 

ΔΦ = ΣΔA | B| cosΘ

significa que corrente induzida tende a se opor aquilo que a criou.

No momento em que o centro do ímã passar pela expira ocorrerá a inversão da variação do fluxo magnético, neste momento tendo a corrente nula.  Este fluxo aumenta sempre que o polo Norte se aproximar da espira.

 
Professor Rafael Rodrigues Explicando a lei de Faraday, no nível de ensino médio

Campo eletromagnético:  força de Lorentz

A interação do campo  eletromagnético é mediado pela força de Lorentz, a qual, é a  força   eletromagnética, sendo exatamente  a adição da força elétrica com a força magnética, com o campo elétrico variando no tempo. 

A força  de Lorentz é a interação da teoria  eletromagnética:

  = qE + qvxB,
com E sendo o vetor campo elétrico.

Esta força é denominada de vetor força de Lorentz.
Leia mais

 
Valdilson fazendo medidas de corrente e voltagem e demonstrando o funcionamento de seus kits.

Veja mais imagens,


1. AVALIAÇÃO: eletrostática. 
 N_1=(6R_1+4L_1)/10
Com
L_i será a média das notas dos trabalhos (mini-projetos) e Listas de exercícios associados L_1=(L1 + L2 + L3)/3 e R_1=(R1+R2+R3)/3.
R3 - kit do capacitor caseiro e a simulação com capacitores

Serão colocadas 3 notas no diário de classe: N_i=(6R_i+4L_i)/10, onde R_i=Média dos Relatórios e resumos dos vídeos apresentados pelo professor, L_i será a média das notas dos trabalhos (mini-projetos) e Listas de exercícios associados; i=1, 2, 3. As notas dos relatórios é aumentada em 2 pontos se tiver kits de eletromagnetismo. Será aprovado o aluno que obter média final (MF) maior ou igual a cinco, ou seja, MF=(6MA + 4PF)/10, onde PF é a nota da prova Final e MA é a média aritmética das notas N_1, N_2.e N_3. Será aprovado por média se MA for maior ou igual a 7,0.

Os critérios de avaliação referentes especificamente à construção e apresentação dos experimentos em forma de relatórios tendo uma capa, título, materiais utilizados, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, orçamento, cronograma, referências bibliográficas. tendo descrição experimental e quando possível a sua aplicabilidade no dia a dia do estudante-educando, do curso de licenciatura em Física.

Aula 11-Instrumentação II-Lista VI-No vídeo a seguir, o professor Rafael e o estudante Bruno de Sossego  destacaram  a importância da lei de Faraday.  Lei de Indução do Eletromagnetismo.... https://rafaelrag.blogspot.com/2025/07/aula-11-instrumentacao-ii-inducao.html?m=1

Blog rafaelrag

6 comentários: