Páginas

sábado, 27 de julho de 2024

ANDES-SN - Sou Docente Antirracista

 

Restaurante Natural Govinda de Campina Grande.Professor de Física aposentado Nain, professor de Física Rafael com sua filha Camille e o bolsista quilombola Onildo Alves do curso de engenharia elétrica.

Reafirmando seu compromisso no combate às opressões nas instituições de ensino públicas, o ANDES-SN convida a todas, fez o lançamento,  na quinta-feira (25), da campanha de Combate ao Racismo do Sindicato Nacional com o mote “Sou Docente Antirracista”. A atividade ocorreu às 19 horas, no Armazém do Campo, em Belo Horizonte (MG), cidade que está sediando o 67º Conad entre os dias 26 e 28 de julho.

O lançamento aconteceu no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, comemorado em 25 de julho.

A programação inclui discussões sobre políticas de reparação, ações afirmativas, o papel do ANDES-SN no enfrentamento ao racismo e a distribuição de materiais com o mote da campanha “Sou Docente Antirracista”. Também haverá a exposição “A Luta por Políticas de Reparação e Ações Afirmativas e o Papel do Sindicato”.

Durante a cerimônia de lançamento, o Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) da entidade apresentará as diretrizes da campanha, que é uma deliberação do 42º Congresso do ANDES-SN. Está prevista ainda uma apresentação do grupo Samba da Januário, após o lançamento. O grupo é liderado por Fran Januário, uma das vozes mais renomadas na cena do samba na capital mineira.

Segundo Gisvaldo Oliveira, 3º tesoureiro do ANDES-SN e da coordenação do GTPCEGDS, o Sindicato Nacional sempre reconheceu a luta antirracista como pauta prioritária. “Lutamos todos os dias contra o racismo porque o compreendemos como elemento de dominação ideológica profundamente enraizado na formação social brasileira e que oprime as pessoas negras em todos os espaços e relações da vida social. E esta campanha representa mais uma ação contundente do nosso Sindicato Nacional para denunciar a permanência da marginalização do povo negro, que enfrenta inúmeras dificuldades para acessar direitos básicos como saúde e educação, que está excluído do mercado de trabalho ou atuando em trabalhos precários, que sofre com a violência de Estado, cotidianamente, nos quatro cantos do país”, avalia.

“É fundamental que, em cada universidade, IF e Cefet, a categoria docente participe da campanha compartilhando materiais, vídeos e organizando atividades político-culturais. Precisamos aquilombar nossos locais de trabalho”, conclama o docente.

Serviço
Lançamento da Campanha de Combate ao Racismo do ANDESS-SN: “Sou Docente Antirracista”
Quando: 25 de julho (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Armazém do Campo (Loja do MST)
Endereço: Av. Augusto de Lima, 2136 – Barro Preto, Belo Horizonte (MG)
Fonte: ANDES-SN – Publicado em 22 de Julho de 2024 às 18h29.


Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário